A SOE Indústria, fabricante de tubos, perfis e laminados plásticos, de Itaquaquecetuba, SP, fornece lamelas e colmeias de tubos de PVC capazes aumentar a eficiência na decantação de partículas floculadas nos decantadores, assim aumentando a produtividade da estação.

O segredo é a forma geométrica dos tubos e perfis e sua montagem nas colmeias ou lamelas, que facilitam a passagem da água e retenção das partículas maiores. “Como todo o processo de engenharia é próprio, bem como a produção das peças, podemos desenvolver as soluções que garantam melhor eficiência operacional”, diz Emir Souit, diretor da SOE.

Um outro diferencial é que as colmeias são fornecidas em módulos transportáveis, prontas para instalação. “Basta retirar do caminhão e encaixar no tanque”, diz o diretor. Segundo ele, a grande dificuldade dos clientes é calcular o número de tubos. “Nós entregamos o produto pronto e resolvemos esses problemas”, diz. A estrutura oferece extrema rigidez mecânica (suportando cargas até 200 kg, o que permite uma melhor limpeza nas manutenções periódicas dos tanques) e facilidade de manuseio. As colmeias estão disponíveis com até 2 metros de altura e comprimentos até 3 metros, atendendo desde os pequenos projetos até aplicações envolvendo decantação pesada com lodo.

Os módulos são fabricados sob medida, não importando o formato do tanque, retangular, circular hexagonal ou simples caixa d’agua convencional conforme as dimensões e vazões de cada estação. “Fornecemos a quantidade exata de perfis para reduzir o custo da obra, desperdícios e prazo de entrega do produto”, afirma Souit.

As colmeias e lamelas de PVC têm vida útil média de 10 anos e se destinam tanto a estações novas como existentes (retrofit). São fabricadas conforme as normas ABNT NBR 8219 e NBR 12216. No caso dos tubos para estações de tratamento de efluentes, também podem ser adotadas resinas recicladas de PVC, que reduzem os custos do produto em até 50%.



Mais Notícias HYDRO



Governo do Ceará autoriza construção da maior usina de dessalinização do país

PPP terá capacidade de produção de água será de 1 m³/s.

26/07/2021


Instituto Trata Brasil lança o “esgotômetro”

Iniciativa inspirada no impostômetro mostra a precariedade do saneamento no país.

26/07/2021


Solução para gestão de perdas de água é pré-aprovada para financiamento do BID

SmartAcqua é baseada em inteligência artificial e machine learning.

26/07/2021