O sistema de automação da Saneago auxilia no combate ao desperdício de água, sendo um importante aliado neste período de estiagem. Um dos principais instrumentos é o sistema supervisório, que permite o acompanhamento em tempo real de nível dos reservatórios, o status das bombas (se estão ligadas ou desligadas), as vazões, pressões, entre outras informações importantes para acompanhar a produção de água em todos os 226 municípios de atuação. 

O sistema gera históricos e possibilita a centralização dos dados em uma base corporativa, viabilizando a realização de estudos diversos e gestão de perdas de água na distribuição. A aplicação foi concebida e desenvolvida por técnicos da própria empresa, com custo até seis vezes menor do que o valor de uma aplicação comercial do mesmo segmento. Além disso, possibilita a diminuição na quantidade de horas trabalhadas em alguns sistemas de bombeamento e a flexibilização dos horários de funcionamento das estações de tratamento de água, combate às perdas na distribuição e controle de produção de água e esgoto.

“Com o desenvolvimento e expansão do sistema de automação, houve ganhos operacionais em grandes proporções para a empresa. Conseguimos uma melhoria nos indicadores, pois a ferramenta permitiu a diminuição na quantidade de extravasamentos de água em reservatórios, bem como de esgoto em estações elevatórias”, afirmou o engenheiro Maurício Carlos da Silva, gerente de Desenvolvimento Operacional e Inovações Tecnológicas, da Saneago.

Os moradores da região metropolitana de Goiânia podem acompanhar, em tempo real, o nível dos reservatórios que atendem os bairros da capital, em www.saneago.com.br/painel/. O ambiente também permite ao usuário fazer um monitoramento constante da situação hídrica do Rio Meia Ponte.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021