A CSA - Concessionária de Saneamento do Amapá realizou a entrega da nova ETA - Estação de Tratamento de Água do município de Santana, AP. A unidade vai garantir maior segurança operacional e capacidade de produção de água tratada para atender toda a área urbana do município. O investimento foi de R$ 25 milhões.

A nova ETA possui oito floculadores, quatro decantadores e dois filtros, além de duas novas elevatórias de distribuição de água tratada, compostas cada uma por três bombas automatizadas, que abastecem o sistema Central e o sistema de Igarapé da Fortaleza. Todos os investimentos garantem à população de 15 bairros de Santana uma melhora considerável na entrega do serviço.

Antes da reforma, os moradores recebiam 120 L/s de água. Após a modernização, o valor saltou para 370 L/s, triplicando o volume de água tratada e distribuída.

“Nosso trabalho tem avançado para que até o final deste ano, 95% dos moradores tenham acesso aos serviços de água. Já entregamos para Santana a Agência de Atendimento e vamos entregar este ano a Subestação de Energia Forte Cumaú e o reservatório de água do bairro Paraíso”, projeta Augusto Dantas, presidente do Grupo Equatorial no Amapá.



Mais Notícias HYDRO



ANA destaca urgência de harmonizar normas do saneamento

Na abertura da Fenasan, presidente da agência defende qualidade regulatória para atrair investimentos e ampliar o acesso.

22/10/2025


Funasa destaca avanço, mas alerta para falta de recursos em cidades pequenas

Cerca de 30 milhões de pessoas vivem em áreas rurais.

22/10/2025


Inovação orienta planos de universalização da Sabesp

Companhia aposta em novos modelos de contrato, reuso e aproveitamento energético para avançar no saneamento.

22/10/2025