O projeto da Usina Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo, desenvolvido pela Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, em parceria com o LACERH - Laboratório de Combustão, Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da UFC - Universidade Federal do Ceará, concluiu recentemente a etapa de auditorias com 100% de aprovação pelo BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social.

A Usina Modelo está sendo desenvolvida com recursos da Cagece e do BNDES, totalizando um investimento da ordem de R$ 8 milhões, sendo o banco responsável pelo aporte de mais de R$ 3 milhões não reembolsáveis. “É muito bom ver um projeto tomando vida, se tornando realidade, com a usina pronta para ser instalada e começar a funcionar num modelo que pode ser replicado depois em várias outras estações de tratamento de esgoto, até de outros estados, inclusive. Temos ganhos importantes com esse projeto, ambientais e econômicos, que garantem maior eficiência ao serviço de tratamento de esgotamento sanitário”, destacou Rafael Stein, gerente de Meio Ambiente do BNDES.

Tida como uma iniciativa tecnológica e inovadora desenvolvida no Ceará pela Cagece e a UFC, a Usina Modelo visa gerar energia renovável a partir do reaproveitamento de biogás e lodo gerado nas ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto. O projeto foi premiado pela Aesbe - Associação das Empresas Estaduais de Saneamento pelo ineditismo da viabilidade sustentável e econômica de expansão deste tipo de tecnologia para o setor de saneamento em outros estados brasileiros.

Thiago Dantas, assistente de Gestão de Inovação da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece, explica que a companhia e a UFC enfrentaram desafios para realizar o desenvolvimento da Usina Modelo em laboratório até atingir a maturidade tecnológica atual.

A Usina Modelo já se encontra atualmente projetada em escala real, pronta para ser instalada na ETE Alameda das Palmeiras, localizada no bairro Pedras, em Fortaleza. A previsão é que essa instalação aconteça ainda no primeiro semestre de 2025. “Ao ser instalada, a Usina Modelo será um laboratório compartilhado entre a Cagece e a UFC. Temos um acordo entre a companhia e a universidade que prevê testes em escala real, estudos de mercado, análise de propostas comerciais e por fim a comercialização e inserção dessa tecnologia no mercado”, destaca.

No cenário de buscas de soluções para o enfrentamento da crise climática global, o projeto da Usina Modelo desenvolvido pela Cagece e a UFC possui potencial de reduzir em 28 vezes a emissão de GEE - Gases de Efeito Estufa, por meio da geração de energia renovável e do aproveitamento de metano, durante o tratamento de esgoto.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025