O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o AIIB - Asian Infrastructure Investment Bank assinaram, durante a Cúpula de Líderes do G20, um Memorando de Entendimento para a disponibilização de R$ 16,7 bilhões do AIIB ao BNDES para investimentos no Brasil.

A intenção é que o memorando complemente o financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. No caso do Novo PAC, os projetos devem promover a integração econômica entre o Brasil e Ásia nos setores de infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento.

As duas instituições ainda colaborarão nos esforços para financiar projetos de reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e apoiar os projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura social para a realização da COP-30 em Belém, PA. A cooperação também tem o objetivo de mobilizar capital privado para projetos de infraestrutura.

O AIIB é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede na cidade de Pequim, na China, mas com membros de todo o mundo, incluindo o Brasil.



Mais Notícias HYDRO



Governo do Estado autoriza primeiro concurso para a SP Águas

Concurso da agência busca fortalecer a regulação dos recursos hídricos no estado de São Paulo.

17/03/2026


UFES, FEST e ArcelorMittal lançam projeto para inovação e sustentabilidade no tratamento de águas

Objetivo é o desenvolvimento de soluções tecnológicas mais eficientes e sustentáveis para a indústria siderúrgica.

17/03/2026


Cetrel amplia serviços de resposta a emergências

Empresa compra centro de treinamento e firma parcerias internacionais.

17/03/2026