Jornalistas, pesquisadores, acadêmicos, desenvolvedores, entre outros profissionais e entusiastas, já podem cadastrar casos de usos de dados abertos no Cordata – Catálogo Online de Reúso de Dados Abertos, plataforma do Ceweb.br - Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Lançado durante a décima edição do evento Abrelatam y Condatos, realizado no Uruguai, o Cordata é um catálogo que demonstra a importância dos dados abertos, utilizados para diversas finalidades, e através de diferentes formatos.

“O Cordata é uma ferramenta de uso público. Ao mesmo tempo em que se torna um espaço de divulgação de trabalhos, permite mostrar na prática as mais diversas aplicações e usos de dados abertos, reforçando a sua relevância”, comenta Henrique Xavier, especialista em Projetos Web do Ceweb.br.

A plataforma também tem a função de demonstrar o poder dos dados abertos e seus múltiplos usos na sociedade, ao dar visibilidade a casos de uso que podem gerar resultados positivos. “Os dados abertos impulsionam a inovação. A partir deles, indivíduos podem produzir novos negócios e soluções para a sociedade, permitindo mudanças disruptivas como a economia compartilhada e os aplicativos sociais, além de contribuir com a transparência do setor governamental”, aponta Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

Construído de forma colaborativa, o Cordata poderá ser alimentado por qualquer pessoa que possua pesquisas científicas, matérias jornalísticas, documentos acadêmicos, aplicativos ou qualquer outro trabalho que tenha utilizado dados abertos, sejam de governos, empresas, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil ou indivíduos. Os dados abertos utilizados podem ter qualquer formato: texto, som, imagem, números ou tabelas.

Para informar um caso de uso de dados abertos, basta preencher um formulário disponível no site. As únicas informações exigidas no cadastro de um caso de uso são o nome ou título e seu endereço web. Com versões em português e espanhol, o Cordata busca se diferenciar em relação a outras plataformas ao dar espaço aos impactos e resultados do uso de dados abertos.

Os interessados em cadastrar trabalhos ou conhecer os diversos tipos de uso podem fazê-lo pelo link: https://tinyurl.com/3mchsvbe.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024