A V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital neutra, com atuação no Brasil e mais seis países nas Américas do Sul e do Norte, apresentou o projeto para construção de mais um edge data center, o primeiro da empresa na região Sul. A nova instalação (V.OA), localizada em Porto Alegre, RS, terá uma potência total de 6 MW, suporte para 400 racks em uma área de 7000 m2 e contará com investimento de cerca de R$ 250 milhões. 

O projeto faz parte do plano de expansão de data centers da companhia no Brasil e Colômbia para atender às crescentes demandas digitais de operadoras, provedores e OTTs que necessitam de um serviço para processamento de um alto volume de dados e entrega das aplicações com baixíssima latência.

“O conceito do edge data center é justamente trazer a infraestrutura de armazenamento de dados para mais perto dos consumidores e, com isso, reduzir a latência ou o tempo de resposta. Cada vez mais, os provedores de conteúdo querem estar mais próximos dos seus usuários para oferecer-lhes uma melhor experiência no uso das aplicações. Escolhemos o Rio Grande do Sul por ser um estado em franco desenvolvimento tecnológico, possuir um ecossistema forte e ativo e uma localização privilegiada para atender clientes dos países do cone sul”, afirma Felipe Campos, vice-presidente de atacado da V.tal.

O V.OA será totalmente integrado aos demais quatro edge data centers da companhia (2 em Fortaleza, 1 no Rio de Janeiro e mais 1 em Barranquilla, na Colômbia), que se conectam com as estações de chegada de cabos submarinos nos Estados Unidos, Bermudas, Colômbia, Venezuela e Argentina ao Chile e à extensa malha terrestre de fibra óptica presente em todos os estados brasileiros. 

“O segmento de data center tem crescido e espera-se que este ritmo permaneça nos próximos anos devido às novas tecnologias que estão surgindo, como 5G, IA – Inteligência Artificial e IoT – Internet das Coisas. Essas inovações demandam de uma infraestrutura resiliente, com redundância e baixíssima latência, além de capilaridade e capacidade de transporte de grandes volumes de dados. E a V.tal com sua infraestrutura digital robusta e presente nas Américas será a grande viabilizadora destas soluções”, complementa Campos.

A previsão é que as obras de construção do V.OA, em Porto Alegre, comecem ainda neste ano, com previsão de inauguração no segundo semestre de 2024. O empreendimento estará localizado no Bairro Quarto Distrito, polo econômico, de tecnologia e inovação da cidade. Depois de pronto, estará conectado ao rotas expressas da V.tal, novo serviço de transporte de dados com capacidades múltiplas de 100 Gbit/s, no trajeto São Paulo – Porto Alegre.

Dentro do seu plano de expansão, a V.tal vai inaugurar, ainda em 2023, seu segundo edge data center em Barranquilla, na Colômbia e, recentemente adquiriu um novo terreno em Fortaleza, CE, para construção do “Mega Lobster”, data center hyperscale que deve iniciar sua operação em 2025 e que será o terceiro da companhia na capital cearense.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024