A Secretaria do Turismo de Tiradentes, MG, sediada no antigo prédio da Prefeitura, finalizou a restauração de seu casarão. Uma das responsáveis pela restauração foi a QMC Telecom, empresa especializada em infraestrutura neutra de telecomunicações, que há sete anos garante a conectividade da região por meio de antenas especiais camufladas, abrigadas no último pavimento da construção histórica.
“A obra de restauração do antigo prédio da prefeitura é um marco para o município. É o único prédio de três andares no centro histórico e grande parte dos eventos acontecem ao lado dessa construção, que podemos considerar um monumento. Ter a possibilidade de ter a QMC como parceira na restauração de um bem tombado contribui não só para a preservação arquitetônica, mas também para a preservação da memória”, ressalta o Prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa.
Por se tratar de uma região por onde passam cerca de 300 mil turistas ao longo do ano, segundo a Secretaria da Cultura de Mina Gerais, a boa cobertura celular é fundamental. Por outro lado, o conjunto arquitetônico de Tiradentes, tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, e seu relevo montanhoso dificultam muito a instalação de antenas tradicionais que ofereçam a cobertura e capacidade necessárias, especialmente nos períodos de alta temporada.
A QMC Telecom foi capaz de solucionar este desafio em 2016, quando conseguiu viabilizar um projeto especial para cobertura da área central por meio de antenas camufladas alocadas no interior do prédio da Secretaria do Turismo. Os equipamentos estão abrigados no último pavimento do casarão, em um cômodo especialmente adaptado, e são praticamente invisíveis aos olhos dos moradores e visitantes. Por seu projeto cuidadoso e impacto zero no conjunto arquitetônico, a infraestrutura obteve aprovação por parte do IPHAN e da Prefeitura.

“Esse projeto se soma a mais de uma centena de outros em que a QMC conseguiu viabilizar o necessário equilíbrio econômico-financeiro entre uma solução de infraestrutura especial e a atratividade comercial para uso das operadoras. Muito mais do que uma infraestrutura compartilhada, viabilizamos a conexão dos turistas, moradores e trabalhadores da região por meio de um projeto mimetizado, que respeita a história de Tiradentes e conquistou a aprovação dos mais exigentes órgãos públicos. Projetos desafiadores como este nos motivam a seguir dedicando tanto tempo e capital na confecção de soluções especiais”, conta Murilo Almeida, presidente da QMC Telecom no Brasil.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024