O HCFMUSP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com um ecossistema diversificado de tecnologia, telecomunicações, governo, universidade e instituição financeira, lançou a sua rede privativa 5G para testes de conectividade avançada na saúde.

Numa iniciativa do InovaHC, núcleo de inovação do hospital, o projeto OpenCare 5G é coordenado pela Deloitte e tem a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, NEC, TIP - Telecom Infra Project, ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, BID -Banco Interamericano de Desenvolvimento e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A rede privativa, uma faixa de frequências dedicada para tráfego exclusivo de empresas, não concorre com a ocupação da rede pública de telefonia celular dos consumidores finais. O conceito de Open RAN flexibiliza a combinação de diversos provedores de soluções, permite a participação de novos entrantes de tecnologias e entrega uma solução de conectividade mais customizada.

“Ao utilizar casos reais de atendimento à saúde, estamos entendendo como a conectividade do 5G em Open RAN poderá ser um habilitador de serviços em diversas áreas da medicina, colaborando para melhorar a jornada do paciente e prover mais qualidade e acesso aos serviços de saúde”, diz Marco Bego, diretor executivo do InovaHC.

Para atingir o objetivo de universalização do atendimento remoto de saúde universal, o projeto OpenCare 5G foi concebido com duas etapas de expansão. Após a conclusão do piloto nas dependências do HC, será executado um teste com o atendimento remoto em uma cidade do interior de São Paulo para uma experiência real de condução de atividades em áreas urbanas.

Após a primeira etapa, prevê-se uma expansão em escala nacional, com centros regionais de apoio aos profissionais de saúde. De igual maneira, será executado um piloto em área remota do país, na região amazônica, para o entendimento da adaptação do teleatendimento em situações com menos infraestrutura. Com as lições aprendidas, espera-se uma expansão para demais localidades de perfil demográfico similar.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024