O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 21,3% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. Em abril de 2022 foram registradas 153.761 queixas, 41.609 reclamações a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado.

Desde abril de 2021 as reclamações de usuários do setor de telecom estão registrando quedas mensais superiores a 20%.

“Os dados revelam o compromisso do setor com os consumidores e mostram o amadurecimento da autorregulação de telecomunicações que vem aperfeiçoando seus normativos para melhorar a relação com o usuário e a qualidade do serviço”, afirma Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital.

Uma das medidas mais conhecidas do SART - Sistema de Autorregulação das Telecomunicações é a Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e ofertas de crédito consignado.

Os dados mostram uma redução em todos os serviços, com destaque para a queda de 31,3% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 14.536 em abril de 2021 para 9980 em abril de 2022. As queixas dos usuários de banda larga fixa caíram 27,4% e dos usuários de telefonia móvel 7%.

Sobre temas, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparos, que apresentaram redução de 34%. Já as queixas sobre cobrança, item com maior número de solicitações, caíram 19%.



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