A Kaspersky divulgou o relatório A Bad Luck Black Cat. Nele, os pesquisadores da empresa revelam os detalhes de dois incidentes cibernéticos realizados pelo grupo de ransomware BlackCat. A complexidade do malware, associada à vasta experiência dos agentes que estão por trás dele, fazem desse grupo um dos principais grupos de cibercriminosos que atacam com ransomware que já adentraram na América Latina, com o Brasil entre os cinco principais países do mundo. As ferramentas e técnicas que o grupo implementa durante os ataques confirmam a conexão entre o BlackCat e outros perigosos grupos de ransomware, como BlackMatter e REvil.

O grupo BlackCat é um agente de ameaças que opera desde, pelo menos, dezembro de 2021. Diferentemente de muitos agentes de ransomware, o malware é escrito na linguagem de programação Rust. Graças às avançadas funcionalidades de compilação cruzada do Rust, o BlackCat consegue atingir sistemas Windows e Linux. Em outras palavras, ele introduziu avanços progressivos e uma mudança nas tecnologias usadas para vencer os desafios do desenvolvimento de ransomware.

O BlackCat alega ser sucessor de grupos de ransomware conhecidos, como BlackMatter e REvil. A telemetria da Kaspersky sugere que pelo menos alguns membros do novo grupo têm ligações diretas com o BlackMatter, pois usam ferramentas e técnicas que já foram amplamente usadas pelo grupo.

Nos últimos 12 meses de atuações desses grupos, a Kaspersky identificou atividades do REvil em alguns países da América Latina, principalmente no Brasil, Colômbia e México. Esse destaque também se dá ao BlackMatter, que registrou detecções no Brasil e na República Dominicana. Por esse motivo, os ataques do BlackCat mostram-se sendo expandidos por toda a região.

O documento completo pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3EYSHBG



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024