Constituída como associação civil, religiosa de direito privado e de caráter assistencial, educacional e filantrópico, a UBEC - União Brasileira de Educação Católica redesenhou toda a rede em escala nacional, com o objetivo de oferecer espaço de trabalho digital e seguro aos portais acadêmicos e administrativos, utilizados por colaboradores e estudantes. Agora, os usuários podem acessar ferramentas e aplicações que exigem grande capacidade computacional de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, com as soluções da Citrix.

O Grupo UBEC utilizava soluções da Citrix on premises para promover recursos de virtualização ao seu ecossistema. Recentemente, migrou seu ambiente de trabalho digital por meio do Citrix Virtual Apps & Desktops para nuvem. O novo projeto, implementado pela Brasoftware, começou a funcionar no primeiro trimestre de 2021.

Os trabalhos foram iniciados no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UniLeste) (foto), abrangendo o ambiente acadêmico com thin clients. Ao expandirem o uso da tecnologia Citrix para mais dez unidades de missão do Grupo UBEC, houve a reestruturação e centralização no escritório central, localizado em Brasília, DF, de toda a administração do ambiente para utilização de estudantes e professores de qualquer lugar. Seguindo o novo modelo, outras instituições do grupo começaram a usar Citrix para ambientes de trabalho digital.

“Entregar um equipamento físico ao estudante era uma tarefa complexa, pois demandava tempo e dinheiro devido à dificuldade de formatação e criação de novas imagens das máquinas. Com o Citrix Virtual Apps & Desktops, é um processo automático. Ou seja, o novo ambiente provê acesso ao perfil de qualquer estudante ao acessar o computador, fazendo o login. Após a entrada no sistema, o estudante ou professor tem acesso às aplicações, arquivos e recursos”, diz Marcos Eduardo Oliveira e Silva, coordenador de Infraestrutura do grupo UBEC, vinculado à coordenação geral de TI.

As licenças Citrix abrangem o total de quase 28 mil usuários. Após a migração de sistemas nas unidades de educação básica e ensino superior do Grupo UBEC para a nuvem e a entrega de aplicações, a instituição declara que melhorou a estabilidade e performance do ambiente digital. Antes, os usuários enfrentavam problemas que, por vezes, duravam dias e dificultavam, principalmente, o funcionamento do ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial utilizado pelo setor administrativo, responsável pela secretaria e atendimento pedagógico.

Com a necessidade de flexibilização de acessos no início da pandemia, em março de 2020, a área responsável pela infraestrutura de tecnologia do Grupo UBEC estava preparada e consolidada com a plena utilização de soluções da Citrix, possibilitando o acesso principal à rede. Dessa forma, todo colaborador passou a utilizar dados e/ou aplicações da rede por meio da tecnologia Citrix, o que minimizou quaisquer impactos na experiência durante o home office.

Mantendo o distanciamento social, professores e estudantes utilizaram os laboratórios de forma remota e aplicações como AutoCAD, Photoshop e outras que demandam alta performance computacional. Hoje, todo o ambiente digital da UBEC roda na plataforma Citrix.

Em termos de segurança, a adoção da tecnologia Citrix possibilita uma camada extra de proteção para cerca de 60 sistemas internos. Eles acionam portas e domínios distintos, reduzindo assim as chances de ataques. A tecnologia anterior usada para acesso remoto aos dados e às aplicações não possibilitava o bloqueio de transferência de arquivos, o que era inadequado no que se refere à gestão de riscos. Hoje, quando o usuário abre o app, caso ele não tenha um antivírus, a proteção da própria UBEC já é emulada na máquina, criando uma barreira entre a residência dele e o ambiente da instituição. Todo tráfego é autenticado, então não há a possibilidade de navegação sem usuário e senha previamente autorizados. Além disso, existe o controle com firewall de todo acesso com Citrix, independentemente de onde o trabalho seja feito, permitindo o uso de qualquer dispositivo, de qualquer lugar, de forma segura.

Os relatos de alunos e colaboradores são positivos em termos de qualidade de experiência no uso dos sistemas e o time de TI da UBEC ainda destaca a facilidade com a operação de um parque atualizado com cerca de 5 mil equipamentos físicos, além de 1500 em laboratórios.



Mais Notícias RTI



InternetSul lança campanha pela recuperação da conectividade no Rio Grande do Sul

Ajuda pode ser em dinheiro, empréstimo ou doação de equipamentos novos ou usados e disponibilização de técnicos especializados.

06/05/2024


Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024