Com sede em Franca, SP, a Com4 Data Center fornece serviços de hosting, colocation e hospedagem e banco de dados. Com infraestrutura própria, o site da empresa é baseado nos padrões green IT para proporcionar mais flexibilidade, escalabilidade e segurança.

“Temos clientes da área de healthcare, por exemplo, com toda a operação computacional na infraestrutura da empresa, e esse tipo de demanda não aceita falhas”, explica Paulo Henrique Ferreira, CEO da Com4. Ele diz que a resiliência é indispensável para seu negócio. “Temos uma responsabilidade muito grande e precisamos estar com um fabricante que ofereça uma relação de confiança”, completa.

Em 2019, a Com4 enfrentava desafios para homogeneização da equipe e contava com equipamentos antigos próximos do final da garantia, além da necessidade de renovação de licenças do hypervisor. Por isso, a empresa analisou que o investimento em uma nova estrutura e tecnologia seria necessário.

A empresa optou pela hiperconvergência da Lenovo como fabricante e a Nutanix como parceira. Inicialmente, foram implementados quatro servidores, com cluster que contempla seis nós atualmente, em expansão para atender novas demandas. Nesse cluster, a Com4 utiliza Acropolis como hypervisor com aproximadamente 150 máquinas virtuais com sistemas operacionais Linux e Windows.

Os servidores rodam Web Servers como Apache Tomcat, NGINX, entre outros, servidores de banco de dados SQL Server, Oracle, mySQL, PostgreSQL controladores de domínio Active Directory, servidores de DNS Microsoft e Bind, serviços de DevOPS como Jenkins e Docker.

Desde que as soluções Lenovo foram implementadas, a Com4 já observou benefícios práticos. Foi possível simplificar e padronizar os processos, diminuindo o tempo para subir um novo recurso, além de incrementar disponibilidade, segurança, qualidade e eficiência, recursos fundamentais para lidar com missão crítica. Subir uma nova máquina virtual demanda, hoje, apenas alguns cliques, e a solução de hiperconvergência gerencia a distribuição de espaço, redundância e proteção de dados, tornando todo o processo mais rápido e diminuindo a chance de esquecimento de um processo intermediário.



Mais Notícias RTI



InternetSul lança campanha pela recuperação da conectividade no Rio Grande do Sul

Ajuda pode ser em dinheiro, empréstimo ou doação de equipamentos novos ou usados e disponibilização de técnicos especializados.

06/05/2024


Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024