As operadoras de telecom agora fazem parte do Cadastro Positivo. A entrada do setor de telecom no banco de dados ajudará a promover a inclusão de brasileiros que não têm conta bancária e estão fora do mercado de crédito por falta de informações para avaliação.

Com a entrada do setor, informações de pagamento das contas dos serviços de telecomunicações integrarão o banco de dados do Cadastro Positivo e serão consideradas pelos birôs de crédito (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC) na formação da nota de pessoas físicas e jurídicas. Essa inclusão, que expandirá significativamente a base de dados do Cadastro Positivo, atende à Lei do Cadastro Positivo, que completa dois anos.

Elias Sfeir, presidente da ANBC - Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, comemora a inclusão financeira de cerca de 13,15% de consumidores de serviços de telecomunicações que poderiam ter dificuldades de acesso ao crédito por serem desbancarizados. A chegada desses dados irá democratizar o acesso ao crédito e poderá gerar melhores condições de contratação para aqueles que têm o hábito de pagar suas contas regularmente.

“Quanto mais informações relevantes para avaliação de crédito, maior a possibilidade de que pessoas físicas e jurídicas, até então sem condição de serem avaliadas, sejam vistas e consideradas pelo mercado de crédito. Portanto, o recebimento dos dados dos clientes das operadoras de telecomunicações é uma medida positiva para os credores, tomadores de crédito e para a economia”, pontua Sfeir.

Até o momento, cerca de 53 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas foram enviados aos birôs de crédito pelas operadoras de telecomunicações. Desse volume, cerca de 7 milhões de registros são totalmente inéditos, ou seja, não faziam parte da primeira onda de informações enviadas pelas instituições financeiras.



Mais Notícias RTI



InternetSul lança campanha pela recuperação da conectividade no Rio Grande do Sul

Ajuda pode ser em dinheiro, empréstimo ou doação de equipamentos novos ou usados e disponibilização de técnicos especializados.

06/05/2024


Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024