A NSF International, organização independente, fundada em 1944 para facilitar o desenvolvimento e implementação de normas e certificações de saúde pública que ajudam a proteger alimentos, água, produtos de consumo e o meio ambiente, passa a oferecer no Brasil um serviço para testagens de fabricantes, materiais e componentes utilizados em sistemas de água potável.  Seguindo os padrões NSF/ANSI/CAN 61, as testagens da NSF estabelecem controles de saúde de sistemas de distribuição de água e são aceitos em diversos países, incluindo Estados Unidos e Canadá, o que minimiza a quantidade de testes que os fabricantes precisam para expandir seus negócios globalmente e dentro do Brasil, onde a legislação passou recentemente a contemplar padrões internacionais.

“Estamos felizes em apoiar empresas brasileiras na expansão de suas operações e na exportação para outros países, oferecendo uma avaliação imparcial e consistente de que seus produtos atendem aos principais requisitos regulatórios empregados ao redor do mundo, garantindo negociações mais simples e credibilidade para a marca”, diz o diretor da divisão de Águas para América Latina da NSF, Marcos Bensoussan.

A certificação é emitida pelos laboratórios da NSF International, incluindo a unidade em Viamão, RS, que mantém requisitos internos e é monitorado pela CGREC/Inmetro em Boas Práticas de Laboratório – BPL, o que garante testes confiáveis e resultados seguros. Além disso, conta com a capacidade de conduzir testes na região e com um time local que fala português, o que facilita os processos de compliance e testagem dos fabricantes brasileiros.

“O papel da NSF vai além de expandir as fronteiras das empresas químicas, desempenhando uma importante função ao garantir a qualidade da água para consumo humano”, diz o executivo. As listas de produtos certificados e registrados pela NSF são consultadas diariamente pela indústria de tratamento de água e por agências reguladoras, sendo referência de qualidade no mundo inteiro.

Com sede nos EUA, a NSF International fornece avaliações de risco, testes, inspeção e serviços de certificação para a indústria de água, da fonte à torneira. A NSF facilitou o desenvolvimento das normas nacionais americanas para os materiais e produtos que tratam ou entram em contato com a água potável para ajudar a proteger a saúde pública e o meio ambiente e minimizar os efeitos adversos à saúde. Em 1990, a norte-americana EPA, agência de proteção ambiental, substituiu seu próprio programa de consultoria de produtos de água potável pelos padrões da NSF.



Mais Notícias HYDRO



Carvalhaes apresenta analisador de coliformes de fácil instalação e uso

Tecnologia é patenteada por empresa norueguesa.

08/05/2024


Indústria de laticínios instala sistema de controle de odores em ETE

Tecnologia adotada é da canadense Pi² Technologies.

07/05/2024


Cagece firma cooperação com CEPAS - Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas da UFC

O CEPAS reúne laboratórios de diferentes áreas da universidade.

07/05/2024