O Grupo Bureau Veritas, com atuação mundial na realização de testes, inspeção e certificação (TIC), certifica as empresas públicas de tratamento de água e esgoto de acordo com os novos critérios exigidos pelo decreto 10.710/2021 para companhias que queiram atuar de acordo com o marco legal do saneamento.

O grupo atesta as especificações que devem ser comprovadas até dezembro deste ano, mostrando a capacidade econômico-financeira e a viabilidade das metas de universalização até 2033.

“A certificação garante a chegada de saneamento básico para a população com um serviço de qualidade. Trazemos a nossa experiência para contribuirmos com esse processo de desenvolvimento do país”, diz Rafael Perez, diretor executivo de Construção & Infraestrutura do Grupo Bureau Veritas.

As metas de universalização preveem que 99% da população brasileira tenha acesso a água potável e que 90% possua tratamento de esgoto até 2033.

A nova determinação exige que todas as empresas públicas de saneamento básico prestem contas financeiramente e comprovem que são capazes de executar os planos definidos com laudo técnico realizado por uma certificadora independente.

Segundo Perez, o Bureau Veritas utiliza seu conhecimento multidisciplinar para atestar as exigências previstas e validar a capacidade das organizações que atuam no setor.

A certificação compreende a avaliação dos documentos, planos de investimentos, verificação de balanços contábeis e indicadores financeiros. O serviço é realizado pelo grupo remotamente para facilitar e agilizar o processo, que deve ser concluído até dezembro de 2021.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024