A Unidade de Negócio Leste da Sabesp, em parceria com Enops Engenharia, Suez Brasil e a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em transformação digital, atua no desenvolvimento de um pilar tecnológico por meio de soluções que visam decisões ágeis e precisas.

A mudança tem como objetivos reduzir desperdícios, eliminar atividades que não agregam valor, simplificar a operação para o aumento de produtividade e ampliar a oferta de serviços e produtos a partir da detecção dos melhores vetores de investimentos para a manutenção da competitividade.

Para sustentar essa mentalidade do ponto de vista tecnológico, a Engineering integrará cerca de 40 fontes em seus diversos formatos, prevendo chegar a um volume aproximado de um 1 terabyte para a carga histórica dos dados. A previsão é alcançar 5 terabytes até 2025. Esses dados fornecem as principais informações do negócio (água, esgoto e comercial) e, agora, estarão em uma plataforma única e centralizada, permitindo a tomada de decisão ágil, precisa, compartilhada e em tempo real.

De acordo com Maycon Rogério de Abreu, Superintendente da Unidade de Negócio Leste, hoje, a grande dificuldade é a descentralização dos dados e a falta de uniformidade para obtê-los. “Para se ter uma informação operacional, como a de arrecadação, por exemplo, demanda-se muito tempo e o envolvimento de diversas áreas e pessoas para lapidar os dados até o seu menor nível. Além disso, cada profissional apresenta a análise sob sua ótica. Com o projeto da Engineering, teremos um acompanhamento on-line dos 55 indicadores de resultados e suas mais de 600 variáveis de controle e esforços. Tudo por meio de modelos estatísticos proporcionados por tecnologias como inteligência artificial, IoT e big data”, acrescenta Abreu.

Com o início previsto para agosto, o projeto está na fase de definição das possibilidades de apresentação dos dados nos dashboards, que são painéis com indicadores que contemplarão os principais processos de negócio. Entre as análises disponíveis, estarão a redução de perdas reais e aparentes, reclamações de vazamento de água e de alta do consumo, a diminuição de evasão e do índice de obstrução de esgoto, os faturamentos, a arrecadação e todos os serviços correlatos.

As informações estarão disponíveis para toda a Unidade de Negócio Leste, que abrange parte da zona leste da Capital e mais oito municípios.

Quando pronto, o projeto impactará cerca de 3 milhões de pessoas e 1 milhão de residências e comércios. A expectativa é que, com as informações centralizadas e disponíveis em uma única plataforma, a unidade tenha uma melhora no serviço prestado para a população, mitigando impactos como a falta de água e a resolução de solicitações, como as revisões de contas, por exemplo, num tempo mais ágil.



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