Os serviços de análises realizados em efluentes gerados pelos mais diversos segmentos industriais contribuíram para o crescimento do Laboratório de Análises Ambientais da Fundação Proamb, de Bento Gonçalves, RS. “Em um curto período, aumentamos nosso escopo de atendimento para ampliar a oferta de serviços. Esse movimento tem sido fundamental para a consolidação no mercado”, diz a engenheira química Grasiela Fittarelli Meneghetti, responsável pelo laboratório.

Junto com a análise de águas residuárias, outras das demandas mais solicitadas foram análises em água para o consumo humano. Nesse serviço, a Proamb verifica a potabilidade ou a presença de contaminantes na água. Outro trabalho bastante procurado foi o de análises e amostragem dos poços de monitoramento pelo método de baixa vazão, para avaliar a qualidade das águas subterrâneas em áreas sujeitas a possíveis contaminações.

O Laboratório da Proamb tem capacidade de atender até 3 mil amostras/mês e oferece mais de 350 parâmetros e serviços de amostragem, conforme requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025. A norma, referência internacional, rege os sistemas de gestão da qualidade para laboratórios, referendando os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Os investimentos realizados pela Proamb no laboratório também qualificam continuamente os serviços prestados na unidade. No ano passado, cerca de R$ 400 mil foram empregados na aquisição de um cromatógrafo iônico. “Optamos por adquirir equipamentos com maior produtividade e eficiência”, explica Grasiela. O novo instrumento junta-se a outros importantes equipamentos, como os cromatógrafos gasosos acoplados ao detector por espectrometria de massas, espectrometria de emissão atômica - ICP OES e destiladores italianos, os quais automatizam os processos e diminuem a interferência e contaminação analítica.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024