Desde 2019, as equipes operacionais da Saneago – Saneamento de Goiás têm intensificado o uso do método não destrutivo em manutenções para retirada de vazamentos e execução de novas ligações de água. Ao contrário do método convencional de abertura de extensas valas para realização desses serviços, o método não destrutivo é, justamente, uma alternativa para evitar escavações, bem como quebra de calçadas e vias.

Entre as vantagens, além da redução de transtornos à população, estão a precisão nos trabalhos, menor interferência no trânsito, facilitação da recuperação asfáltica e baixo impacto ambiental, devido ao mínimo volume escavado. De acordo com o superintendente regional de Operações na Região Metropolitana de Goiânia, Alexandre Gomes, o procedimento é importante, especialmente, no caso de ruas muito movimentadas, pois possibilita que o serviço seja feito de forma subterrânea, com apenas dois pequenos furos – um próximo à porta do cliente e outro acima da rede, no caso de ligações de água.

“Isso melhora a qualidade do trabalho, contribuindo ainda para a redução do índice de perdas na distribuição, por otimizar a retirada de vazamentos”, afirma o gestor, ao pontuar que a companhia realizou previamente uma série de pesquisas e testes para iniciar a implementação da técnica. Desde então, os equipamentos necessários foram sendo adquiridos e sua utilização veio crescendo rapidamente. 

Em 2019, com o sistema em fase de testes, houve apenas 22 serviços realizados com o novo método, e em 2020 até o mês de outubro já foram mais de 1600 – com atividades executadas em cidades como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Itumbiara, Rio Verde e Valparaíso de Goiás. A expectativa para o próximo ano é ampliar ainda mais a utilização do método.

Ele explica que, apesar de o principal maquinário em questão ser a perfuratriz pneumática, o processo envolve um conjunto de ações, como melhoria na sinalização, corte regular do asfalto, além de escavação e compactação adequadas.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024