O sistema de automação da Saneago auxilia no combate ao desperdício de água, sendo um importante aliado neste período de estiagem. Um dos principais instrumentos é o sistema supervisório, que permite o acompanhamento em tempo real de nível dos reservatórios, o status das bombas (se estão ligadas ou desligadas), as vazões, pressões, entre outras informações importantes para acompanhar a produção de água em todos os 226 municípios de atuação. 

O sistema gera históricos e possibilita a centralização dos dados em uma base corporativa, viabilizando a realização de estudos diversos e gestão de perdas de água na distribuição. A aplicação foi concebida e desenvolvida por técnicos da própria empresa, com custo até seis vezes menor do que o valor de uma aplicação comercial do mesmo segmento. Além disso, possibilita a diminuição na quantidade de horas trabalhadas em alguns sistemas de bombeamento e a flexibilização dos horários de funcionamento das estações de tratamento de água, combate às perdas na distribuição e controle de produção de água e esgoto.

“Com o desenvolvimento e expansão do sistema de automação, houve ganhos operacionais em grandes proporções para a empresa. Conseguimos uma melhoria nos indicadores, pois a ferramenta permitiu a diminuição na quantidade de extravasamentos de água em reservatórios, bem como de esgoto em estações elevatórias”, afirmou o engenheiro Maurício Carlos da Silva, gerente de Desenvolvimento Operacional e Inovações Tecnológicas, da Saneago.

Os moradores da região metropolitana de Goiânia podem acompanhar, em tempo real, o nível dos reservatórios que atendem os bairros da capital, em www.saneago.com.br/painel/. O ambiente também permite ao usuário fazer um monitoramento constante da situação hídrica do Rio Meia Ponte.



Mais Notícias HYDRO



Sabesp apresenta planos de tornar suas estações em centrais de economia circular na abertura da IFAT

Plantas de biometano, dessalinização e energia solar estão entre as ações da companhia.

25/04/2024


Acquaplant e Triio Company apresentam soluções de análises ambientais e dessalinização

Empresas de Joinville apostam nos investimentos em saneamento para crescer de forma nacional.

25/04/2024


BRK reduz índice de perdas de água tratada para 18% em Santa Gertrudes

Média nacional está em 40,25%. Resultado é o melhor já registrado no município.

25/04/2024