A Liton Chemicals (Poá, SP) obteve a certificação de sustentabilidade e a etiqueta Ecolabel do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o seu composto líquido de PVC (plastisol) Litonflex BIO-60 , baseado em matéria-prima de origem vegetal (óleo de soja).

 

A certificação consistiu na análise do teor de carbono renovável na composição do produto, que foi considerado conforme para a obtenção do selo Ecolabel por conter um mínimo de 49% de materiais de fonte renovável.

 

Ricardo Carmelito (foto ao lado), diretor da Liton Chemicals, explicou que o processo de obtenção da certificação levou quatro meses, e que o plastisol não contém ftalatos e nem metais pesados, pois são usados na sua formulação subprodutos oriundos do beneficiamento da soja. “Por haver abundância desse insumo no mercado brasileiro, por vezes o seu custo é até mais em conta do que os materiais convencionais”, comentou.

 

A carta do USDA que certifica a origem renovável do produto foi emitida no início de agosto e torna o material elegível para compras governamentais nos Estados Unidos, abrindo mercado para os produtos da Liton, inclusive para aplicação em brinquedos certificados para o consumo por crianças abaixo de 36 meses.

 

Aplicado por processos como o slush molding (semelhante à rotomoldagem), imersão a quente e a frio, e por espalmagem, o plastisol da Liton tem hoje como principais mercados o segmento fitness (revestimentos de anilhas e alteres para prática de exercícios físicos), brindes, brinquedos e produção de couro sintético.

 

 

Fotos: Liton

 

 

Leia também:

 

Filme biodegradável pode preservar alimentos por mais tempo

 

Embalagens e bioplásticos associadas à vida saudável

 

 

#LitonChemicals

#plastisol

 

 



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024