O Grupo Boticário (São José dos Pinhais, PR) anunciou ter implementado nos seus processos de produção de embalagens uma solução de Internet industrial das Coisas (iIoT) que já está executando a análise estratégica de dados, desde o desenvolvimento de produtos, passando pela fabricação, até a chegada ao mercado.

 

A companhia adquiriu o sistema de gerenciamento operacional eMoldino, que incorpora conceitos de indústria 4.0 para o setor de plásticos, beneficiando os processos de fabricação de embalagens com o uso de recursos de aprendizagem de máquina (machine learning).

 

O dispositivo leva o mesmo nome da fabricante sul-coreana que o desenvolveu, e que tem representação comercial em São Paulo (SP). Instalado nos moldes de injeção de peças plásticas das embalagens dos produtos do Grupo Boticário, ele permite o monitoramento em tempo real da produção.

 

O funcionamento do sistema consiste na instalação de um sensor IoT nos moldes para captação dos dados de produção, que são transmitidos para o servidor da empresa. Criptografados, eles registram informações como tempo de ciclo, temperatura e pressão de trabalho, assim como a rastreabilidade das peças. Os dados armazenados são então processados por meio do software original da empresa, que fornece relatórios personalizados.

 

A tecnologia é utilizada no Grupo Boticário de forma estratégica, tendo em vista melhorar a produtividade e a eficiência dos processos de produção de embalagens. Inicialmente implantado em linhas de injeção, poderá ser adaptado também para os moldes de sopro, estendendo o mecanismo de controle a outras operações produtivas.

 

A companhia possui cerca de 400 moldes próprios e exclusivos que passam por revezamento em escala de produção conforme a demanda, dando forma a frascos, tampas e demais itens de embalagens em materiais como polietileno (PE), polipropileno (PP) e poli(tereftalado de etileno) (PET). O eMoldino permite, além do rastreamento da produtividade dos moldes, o envio de alertas de manutenção preventiva e programação da produção em função de aspectos como a sazonalidade.


 

Imagens: eMoldino


 

Leia também:

 

Periféricos conectados tornam processos mais eficientes

 

Inteligência artificial na formulação de compostos



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024