Gerdau Graphene (São Paulo, SP) anunciou durante a feira Plástico Brasil a aplicação do seu novo masterbatch de polietileno Poly-G E-07GM, usado na produção de filmes plásticos a serem distribuídos no mercado brasileiro, nas versões termoencolhível (stretch) e convencional.

 

O Poly-G PE-07GM foi desenvolvido de modo a atribuir às formulações e aos produtos finais as propriedades de resistência do grafeno em aplicações como filmes, perfis e chapas, obtidos por extrusão. Os novos produtos são mais leves, duráveis e reduzem o desperdício de plástico em até 40%.

 

O uso do aditivo melhorou as propriedades mecânicas e térmicas do polietileno (PE), além de melhorar suas características de processamento, permitindo o desenvolvimento de produtos finais mais finos e resistentes. Entre outros benefícios estão a melhora das propriedades de barreira a gás, além de maior resistência aos raios UV, maior rigidez e resistência à tração, redução do coeficiente de atrito, maior estabilidade e condutividade térmica e elétrica.

 

 

Prova de resistência em embalagem para pregos


O Poly-G PE-07GM foi testado em uma série de aplicações industriais, inclusive nas fábricas da Gerdau como filme para embalagem de pregos. O uso do novo filme plástico, aditivado com 25% de grafeno, possibilitou reduzir a espessura e aumentar a resistência das embalagens, com a consequente diminuição de perdas no processo de empacotamento, devido à diminuição do índice de perfuração dos invólucros. Foi registrada a redução de 39% no volume de embalagens danificadas e um aumento de 7% na produtividade de filmes.

“Os termoplásticos, como o polietileno, são essenciais para a maioria das operações comerciais, principalmente em ambientes de varejo, logística e industriais. Melhorar a qualidade dos materiais à base de polietileno tem um impacto significativo em sua sustentabilidade, além de reduzir custos”, afirmou Alexandre Corrêa, CEO da Gerdau Graphene (foto).

 

A empresa anunciou também o início da parceria com a Sumitomo, visando à exportação e distribuição dos produtos contendo grafeno no mercado japonês. “A parceria com a Sumitomo, com tradição em diversas áreas industriais, representa um marco significativo para nossa empresa, e atesta a qualidade e o valor de nossos produtos, já que o mercado japonês é maduro e conhecido por sua atenção a materiais de alta qualidade”, comentou Corrêa.

 

A Gerdau Graphene

Criada em 2021, a Gerdau Graphene faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da produtora de aço Gerdau que tem o objetivo de empreender em novos segmentos, além do aço, com participação relevante nas receitas da Gerdau. 


 

A partir de parcerias com centros de pesquisa no Brasil e no mundo e contando com um time de especialistas recrutado em instituições de excelência, a Gerdau Graphene integra toda a cadeia de valor do grafeno, conectando empresas, fornecedores, investidores, cientistas, potenciais clientes e órgãos públicos para tornar o material uma realidade nos processos industriais.


 

Atualmente, possui um posto avançado no Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, em inglês) da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Com o escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos, prevê o oferecimento de tecnologia para os setores da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas e sensores, no Brasil e em países da América do Norte.


Fotos: Gerdau Graphene


 

Leia também:

 

Uso do grafeno em pesquisas com polímeros: superando as fases de maior risco técnico e financeiro

 

Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno


 

#GerdauGraphene

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024