A alemã Kiefel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um sistema de automação modular denominado Kiefel Speed Automation (KSA). Concebido para ter melhor desempenho se instalado nos modelos da linha KMD de termoformadoras, o sistema também pode ser adaptado a outros equipamentos para produção de embalagens como potes e bandejas, contemplando as rotinas de manipulação de produtos e a sua paletização, com a opção de uso de impressoras para rótulos. O conceito será uma das atrações da empresa durante a próxima feira K, que acontece em outubro, na Alemanha.

 

Embalagens com destino certo

 

Outra novidade que a empresa vai apresentar na feira será o Projeto Holy Grail para codificação individual de embalagens tendo em vista simplificar a sua reciclagem. A Kiefel trabalhou no projeto em parceria com mais de cem empresas, incluindo proprietárias de marca (brand owners), no desenvolvimento de processos que permitissem inserir códigos na forma de marcas d’água invisíveis nas embalagens. Esses códigos contêm informações importantes para a sua triagem, tais como os tipos de resina que as compõem e se elas podem voltar a aplicações de grau alimentício.

As máquinas que fazem a triagem podem ler os códigos compostos por centenas de minúsculos pontos que carregam todas as informações dos produtos e podem ser usados inclusive por centros de distribuição e supermercados para efeito de comercialização, em substituição aos tradicionais códigos de barras. Mesmo que a embalagem esteja suja ou danificada, ela pode ser escaneada pelos leitores de código, que é aplicado nos insertos de moldes por meio de gravação a laser, em produtos que vão desde bandejas termoformadas até cápsulas para café, como mostra o vídeo a seguir:

 

 

Empresas podem consultar a Kiefel para adaptação dos seus moldes à nova tecnologia.


 

Foto: Kiefel


 

Leia também:


 

Reciclados em pauta para fabricantes de injetoras

 

Desafios da atualidade estarão em pauta na K


 

#termoformadoras

#Kiefel



Mais Notícias PI



Feira K 2022 manda recado para o mundo

Um resumo sobre as propostas para a redução do impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente e na sociedade como um todo apresentadas na última edição da K.

06/12/2022


Máquinas brasileiras na K: uma história de sucesso

Comércio de equipamentos industriais fornecidos por empresas brasileiras movimentou US$ 15,4 milhões durante a feira alemã.

16/11/2022


Reciclagem em ciclo fechado

Novos equipamentos foram projetados para atender à demanda de ciclos fechados de reciclagem de PET, PS e poliolefinas.

16/11/2022