Um novo estudo divulgado pela consultoria alemã de mercado Ceresana concluiu que a demanda global por concentrados de cor e aditivos (masterbatches) para plásticos deverá saltar para 5,5 milhões de toneladas em 2031, contra cerca de 4,8 milhões esperadas para 2022. Trata-se da terceira edição revisada do estudo, que apurou também que os pigmentos brancos compõem os masterbatches mais utilizados: em 2021, cerca de 1,4 milhão de toneladas foram vendidas em todo o mundo.

 

A indústria de plásticos utiliza principalmente o pigmento branco dióxido de titânio (TiO2) para colorir brinquedos, eletrodomésticos, peças automotivas, móveis e filmes plásticos, por exemplo, mas também para protegê-los contra a radiação UV. O dióxido de titânio é seguido no ranking de consumo por masterbatches de cores que incluem pigmentos inorgânicos e orgânicos, bem como pigmentos de efeito. O negro de fumo industrial é geralmente usado para conferir a cor preta aos plásticos, especialmente em aplicações técnicas, devido à resistência ao desbotamento.

 

Embalagens como aplicação principal

 

De acordo com o estudo, as áreas de aplicação mais importantes dos masterbatches em materiais plásticos são embalagens, produtos de construção, transporte, eletroeletrônicos e outros bens industriais. O mercado com nível de vendas mais elevado em 2021 foi o de embalagens, respondendo por 36% da demanda total. Em segundo lugar, por uma margem considerável, foi a indústria da construção. A categoria "packaging" inclui todos os masterbatches para embalagens plásticas flexíveis, tais como filmes, sacolas e sacaria, e para embalagens rígidas, como potes de iogurte, latas, garrafas e tampas.

 

Recortes regionais e por categoria

 

O Capítulo 1 do estudo fornece uma análise abrangente do mercado mundial de masterbatches plásticos, incluindo as previsões até 2031 sobre a evolução da demanda (em toneladas) e da receita (em dólares e euros) apresentada conforme cada região do globo, e separadamente para as categorias masterbatches brancos, pretos, de cores e de aditivos. Áreas de aplicação também são avaliadas individualmente: embalagens, construção; transporte; transporte; elétrica e eletrônica; produtos industriais e demais aplicações.

No Capítulo 2, os mercados de 16 países mais importantes são examinados individualmente, detalhando-se a demanda específica de cada um deles, suas receitas e também as áreas de aplicação individuais em alta.

 

Mais informações sobre o novo estudo de mercado Masterbatches 3ª edição podem ser obtidas aqui.


 

Foto: Ceresana


 

Conteúdo relacionado:

 

Crescimento em grande escala no horizonte dos bioplásticos

 

Aumenta a demanda por resinas recicladas e empresas investem em novos equipamentos


 

#masterbatches

#Ceresana



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024