A japonesa Mitsubishi Electric, com subsidiária em Barueri (SP), anunciou o lançamento da nova série de robôs verticais da família Melfa, com o modelo RV-8CRL, que chega ao mercado com seis eixos, design compacto, capacidade de carga de até 8 kg e raio de alcance de 931 mm.

 

De acordo com informações disponíveis no site da companhia, os robôs industriais da linha possuem alta tecnologia e são adequados para células de alto desempenho e precisão, podendo ser facilmente associados com CLPs Mitsubishi e outros equipamentos de automação industrial.

 

O equipamento conta com seis eixos no total e é ideal para aplicações como pick and place, polimento, empacotamento, encaixotamento, entre outras. Uma das vantagens da linha é a capacidade de integração com diversos equipamentos de manufatura avançada, tais como CLPs, sensores de força e monitoramento, sensores de visão 2D/3D e até dois eixos externos adicionais. Assista a seguir um vídeo que demonstra parte das funções e precisão do equipamento.

 

 

A companhia cita que o novo modelo possui boa relação carga e alcance, com payload de até 8 kg e alcance de 931 mm, voltado para aplicação de carga e descarga de máquinas e pick and place, permitindo flexibilidade de layout da célula.

 

Dentre outras vantagens do equipamento estão a alta conectividade com redes industriais, proteção com especificação para névoa de óleo, poeira e jatos d’água, flexibilidade de montagem, além de não necessitar de baterias para armazenamento de posição dos eixos (battery-less) para fazer backup dos encoders internos, reduzindo custos com a substituição regular do componente. Os acionamentos coaxiais também não utilizam correias para transmissão de movimentos, o que simplifica o mecanismo e diminui as paradas não programadas.

 

Além disso, a nova série conta com o recurso de segurança Melfa Safe Plus, que reduz a velocidade e limita o alcance do robô de forma segura, até uma parada total, quando pessoas ou objetos são detectados nas proximidades.

 

Como a “inteligência” e integração de equipamentos são fatores-chave da Indústria 4.0, o modelo desenvolvido foi projetado com a série mais recente dos servomotores da companhia japonesa, que incorpora características de torque, precisão e capacidade de resposta altamente precisas, o que resulta na melhora dos índices de desempenho, produtividade e prioriza a redução de custos e menor tempo de manutenção.

 

(Foto: Mitsubishi Electric)

#industria40 #roboindustrial #automacao #pickandplacerobot



Mais Notícias PI



Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto

Consórcio vai promover o desenvolvimento de biopolímeros para a fabricação de embalagens com ativação contra microrganismos.

25/10/2022


Filme se torna autoesterilizante ao ser exposto à luz

Pesquisadores de universidade irlandesa desenvolveram um filme plástico fino e flexível cuja capacidade de autoesterilização é ativada pela luz.

13/09/2022


Investimento no setor de filmes de PVC

Empresas do ramo de filmes plásticos e de laminados sintéticos se unem para produzir embalagens para o ramo farmacêutico.

09/08/2022