A Düspohl Maschinenbau GmbH, empresa alemã que desenvolve e fabrica máquinas para produção de embalagens e laminação, uniu forças com o Instituto Fraunhofer de Projeto Mecatrônico (IEM) para desenvolver um novo sistema de retificação que conta com um com software baseado em inteligência artificial (IA) e automatizou pela primeira vez uma etapa de produção que anteriormente era totalmente manual na empresa de engenharia mecânica.

 

A célula robótica, denominada RoboGrinder, vai literalmente aprender como retificar complexos rolos de revestimento de forma independente, por meio de uma abordagem híbrida que combina a tecnologia de IA com métodos comprovados de engenharia de controle.

 

Um módulo de aprendizagem de máquina programado especificamente para o processo também prevê possíveis erros de retificação que são usados para corrigir o controle básico e possibilitam a retificação dos rolos de borracha diretamente no tamanho certo.

 

Desta forma, o sistema desenvolvido pelo Fraunhofer IEM mantém o processo de retificação dentro da faixa operacional desejada, evita erros, aumenta a produtividade e funciona até 40% mais rápido que os métodos convencionais.

 

Com a combinação de inteligência artificial e tecnologia de controle, outros processos manuais também poderão ser automatizados de forma confiável, onde isso ainda não foi possível usando tecnologia de automação padrão. No futuro, a Düspohl planeja desenvolver ainda mais o protótipo projetado com o Fraunhofer IEM e aplicá-lo à sua linha de produtos de concreto.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: David Gense / Fraunhofer IEM

 

Leia também:

 

Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados

 

Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024