A alemã Haimer, desenvolvedora de porta-ferramentas e acessórios, com subsidiária brasileira em Campinas (SP), anunciou a aquisição de 25% de participação na Wintool AG, desenvolvedora de software de controle e inventário de ferramentas pertencente ao grupo TCM. A parceria estratégica inclui os direitos de distribuição em nível global dos sistemas Wintool e Toolbase, que foram testadas em uso contínuo no próprio ambiente de produção da Haimer, antes do acordo.

 

A parceria veio a público durante a feira EMO 2023, realizada em Hanover (Alemanha), quando a Haimer apresentou o uso do software Wintool em máquinas para usinagem, como um sistema independente de gerenciamento de ferramentas, e também o Toolbase, um sistema de armazenamento de ferramentas automatizado, com funções de gerenciamento e controle. Com a formalização do acordo, a Haimer passa a oferecer e distribuir ambas as linhas de produtos para seus parceiros comerciais e clientes em todo o mundo.


Andreas Haimer, presidente do Grupo Haimer, explicou que em um tempo recorde de quatro meses, foram implementados os sistemas na própria linha de produção da empresa, que conta com mais de 200 máquinas CNC. “Nossas experiências foram positivas e o excelente feedback dos clientes na EMO 2023, além da colaboração confiável com a equipe da TCM, nos fortaleceram para dar o próximo passo com o WinTool”, comentou.


 

 

Markus Temmel (à direita), CEO do Grupo TCM, e Andreas Haimer (à esquerda), Presidente do Grupo Haimer.

 

Software implementado
 

Como fornecedora de porta-ferramentas, a Haimer é uma empresa de usinagem que produz até 4.000 itens todos os dias em sua sede em Igenhausen e na fábrica vizinha de Motzenhofen, ambas na Alemanha. “Também produzimos nossos próprios sistemas de medição 3D, equipamentos de indução térmica, balanceamento e medição de pre-sets. Por isso, também estamos muito interessados em otimizar constantemente a nossa gestão de ferramentas”, explicou Andreas Haimer.


Em um curto período de tempo, foram inseridas no sistema todas as ferramentas e peças de reposição, totalizando cerca de 10 mil itens, em um banco de dados central do WinTool. Isso permitiu a digitalização de todo o conhecimento, que passou a estar disponível para a empresa, independentemente do usuário.

O módulo Toolbase, por sua vez, complementa o sistema de gerenciamento de ferramentas, permitindo o acesso do usuário e a pesquisa por meio de código de barras, chip RFID ou entradas manuais para a localização de ferramentas e consumíveis.

 

___________________________________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Haimer

 

 

 

Leia também:

 

Fórum de manufatura terá nova edição em SP

 

Crescimento de 15% em 2024 é a previsão da THK Brasil

 

 

#Haimer



Mais Notícias MM



Netzsch inaugura nova fábrica de bombas no Brasil

Fabricante alemã de bombas de fuso escolheu a cidade de Pomerode (SC) para sediar sua nova fábrica em território brasileiro, optando por um modelo híbrido em relação às operações de usinagem.

01/04/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024


Crescimento de 15% em 2024 é a previsão da THK Brasil

As projeções da empresa incluem aumento das vendas de guias lineares e de outros produtos para o setor automotivo e de autopeças.

19/02/2024