Um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de aços, bem como reaproveitamento de CO2 nesses processos produtivos, será implantado em Belo Horizonte (MG). Isso é resultado de uma parceria formada entre a ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que preveem investimento de R$ 34 milhões na nova unidade.

 

Trata-se do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial, no qual serão realizados trabalhos conjuntos envolvendo, por exemplo, a captura e conversão de CO2, eficiência energética, uso de hidrogênio verde em operações industriais e desenvolvimento de soluções para a produção de biocombustíveis, além de outros.

 

Foi informado à imprensa que no novo centro também serão conduzidos projetos complementares aos trabalhos realizados nos institutos da rede do Centro de Inovação e Tecnologia CIT Senai. Ele contará com equipamentos industriais e será implantado um laboratório de P&D.

 

Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, comentou que a criação do novo centro é uma das premissas da companhia no que tange ao reaproveitamento de CO2 em processos produtivos. Ele complementou dizendo que “este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”. 

 

A ArcelorMittal e a Fiemg podem ser contatadas pelos seus sites.

 

Imagem: Vectorjuice,Freepik.

Mais notícias: 

 

Vink lança novos agentes biocidas para fluidos de corte

 

GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

 

#ArcelorMittal #Fiemg #CO2 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024