A Quimatic Tapmatic (Barueri, SP) desenvolveu uma linha de fluidos de corte ecológicos e de baixa toxicidade, que têm destinação simplificada ao final de sua vida útil, além da capacidade de promover um ambiente de trabalho mais salubre para os profissionais da usinagem.

 

A linha é composta por diferentes versões, aliando a segurança de uso às características de desempenho necessárias para manter os melhores índices de produtividade em processos como furação e fresamento, entre outros.

 

Marcos Pacheco, gerente de tecnologia da empresa, explicou que o uso de fluidos com essas características pode trazer benefícios financeiros diretos para a indústria, como a dispensa do pagamento de adicionais de insalubridade, devido ao ambiente mais seguro para a saúde dos operadores de máquina. O descarte ao final da sua vida útil também é simplificado, em razão da ausência de contaminantes do meio ambiente.

 

A linha de fluidos de corte à base de água Aquatic, por exemplo, é totalmente isenta de óleos, solventes, metais pesados, enxofre e cloro, sendo recomendada para indústrias que seguem uma conduta rigorosa no que se refere à segurança do trabalho e do meio ambiente, contendo ainda aditivos para proteção contra corrosão. Também estão disponíveis fluidos que seguem esta mesma orientação de desenvolvimento, voltados para operações de corte de metais ferrosos, aço inoxidável, metais de alta dureza, alumínio e suas ligas, assim como os chamados metais amarelos.

 

Os fluidos de corte ecológicos foram divulgados durante a última Expomafe. A linha completa dos produtos químicos e também de acessórios para o segmento de usinagem da empresa pode ser conferida aqui.

 

 

Imagem: Beeki/Pixabay

 

 

Leia também:

 

Aumento da produtividade será foco de investimentos

 

Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos

 

 

#QuimaticTapmatic

 

#fluidosdecorte

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024