A EMO Hannover, feira industrial que acontece entre os dias 18 e 23 de setembro deste ano, promete reunir expositores com potencial para apresentar o que há de mais atual em técnicas de fabricação para a indústria metalmecânica.

 

Promotores da feira estiveram na última Expomafe com a finalidade de aproximar o público brasileiro do evento, que este ano terá como lema a inovação na manufatura, com base em três megatendências: digitalização, conectividade e sustentabilidade.

 

“Temos certeza de que a feira dará uma grande contribuição para avanços industriais no mundo todo e no Brasil”, afirmou Martin Göbel (foto), head de Feiras e Eventos na Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta (VDW, sigla em alemão).

 

Destacando o potencial econômico do Brasil, Göbel comentou a importância da inovação e tecnologia para o desenvolvimento industrial. “O Brasil precisa aumentar sua produtividade com tecnologia, especialmente nas áreas de agronegócio e mineração”, afirmou, complementando o papel essencial de plataformas de conhecimento para acelerar esse avanço: “o futuro dos negócios está ligado a novos mercados, novas estratégias e ferramentas. Nesse sentido, a EMO Hannover é uma plataforma de conhecimento, gerando mais eficiência e novos negócios.”

 

Dentre as muitas inovações que os expositores estão preparando, o ProKi (ProIA), iniciativa da Associação Acadêmica Alemã de Tecnologia da Produção, terá destaque ao promover o uso da inteligência artificial na indústria. Uma área para apresentação de startups também está prevista, e tem potencial para revelar soluções criativas para o setor. Já a Open Space Solution será uma área destinada à demonstração da inserção de robôs colaborativos (cobots) na indústria.

 

O professor doutor Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), falou sobre a Missão Industrial Hidrogênio Verde do Brasil para o mundo, uma chamada internacional para o desenvolvimento de soluções para a cadeia do setor energético, compartilhando informações sobre um protocolo de intenções para fomentar a cooperação entre empresas brasileiras e alemães.

 

Em sua última edição, em 2019, a EMO Hannover contou com mais de 2 mil expositores e mais de 116 mil visitantes, de 149 países, sendo 500 deles brasileiros.

 

 

Foto: EMO Hannover

 

 

Leia também:

 

Ferramentarias têm encontro marcado no Senai

 

Feira Metalurgia de volta a Joinville após cinco anos

 

 

 

 



Mais Notícias MM



A produção de aço no panorama da sustentabilidade

Alternativas para o alinhamento efetivo da indústria do aço com os conceitos de sustentabilidade e a mitigação da emissão de CO2 são temas comentados por dirigente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

15/04/2024


Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024