Adalberto Rezende, da redação

 

 

 

Uma série de cursos nos quais serão abordados temas relacionados à usinagem, tais como fresamento, torneamento, eletroerosão, simulação de processos, programação de máquinas, softwares, entre outros, terá início este mês. Trata-se de treinamentos que serão ministrados presencialmente em diferentes unidades do Senai, e também de cursos on-line sobre fabricação de peças e componentes por usinagem que são comercializados por meio da plataforma digital Leveduca. Saiba como participar dos cursos a seguir.

 

Cursos presencias do Senai e on-line da plataforma Leveduca abordarão a usinagem e temas relacionados

Está programado para o dia 27 de fevereiro de 2023 o início do curso “Operador de máquinas de usinagem convencionais”, que terá formato presencial e será realizado pelo Senai Almirante Tamandaré (São Bernardo do Campo, SP). A grade curricular do treinamento, segundo informações divulgadas pela instituição, será centrada em operações realizadas em máquinas de usinagem, e abrangerá a leitura e interpretação de desenho mecânico, bem como assuntos relacionados ao setor de tecnologia mecânica. Ainda de acordo com a entidade, o término do curso está previsto para 15 de maio.

 

De 28 de março a 23 de maio de 2023, está programado para acontecer o curso “Programador CAM para centro de usinagem e torno CNC”, que será realizado presencialmente no Senai Roberto Simonsen (São Paulo, SP). Alguns dos temas que serão abordados são configuração de software; edição e conversão de arquivos digitais de desenhos em 2D e 3D; configuração de matérias-primas; otimização e simulação de usinagem.

 

Outros cursos em formato presencial também estão sendo promovidos pela instituição, tais como “Operador de máquinas de usinagem convencionais”, com início previsto para 3 de abril e término em 23 de junho deste ano, “Torneiro mecânico”, que será realizado de 24 de abril a 12 de julho, e “Programação e operação de eletroerosão a fio”, que terá início em 27 de junho e encerramento em 21 de novembro de 2023. Esses cursos, cada qual com sua programação, abordarão temas como, por exemplo, tecnologias e softwares voltados para trabalhos de eletroerosão a fio, tabelas de segurança, bem como leitura e interpretação de desenho mecânico, além de outros temas.

 

Já no dia 12 de junho, o Senai Manuel Garcia Filho (Diadema, SP) dará início ao curso “Operador de máquinas de usinagem convencionais”, que terá formato presencial. Segundo informações divulgadas pela instituição, o curso terá grade curricular semelhante à dos treinamentos homônimos que serão ministrados na rede Senai, mencionados anteriormente. O encerramento deste curso, que terá duração de aproximadamente 220 horas, está previsto para 28 de setembro de 2023.

 

 

 

Usinagem em cursos on-line

Para quem procura treinamento em formato digital para o setor de usinagem, estão disponíveis para comercialização os cursos “Processos de usinagem” e “Processos de fabricação e usinagem” na plataforma Cursando Técnico, que integra o hub da Leveduca (Poços de Caldas, MG).

 

Plataforma digital Leveduca oferece cursos on-line sobre usinagem e processos industriais

A programação dos cursos é composta por aulas sobre tecnologia de usinagem, equipamentos para torneamento mecânico, fresamento, manufatura assistida por computadores e equipamentos CNC, programação CAD/CAM, entre outros temas.

 

De acordo com informações da instituição que gerencia a plataforma, também farão parte do segundo curso on-line mencionado acima aulas sobre processos que podem ser usados de forma complementar à usinagem, tais como soldagem, metalurgia do pó, conformação de metais e fundição. A duração dos cursos é de 13 e 22 horas, respectivamente. Também será fornecido certificado de conclusão.

 

Mais informações podem ser obtidas no site das unidades Senai e pela plataforma Leveduca.
 

 

Imagens: Freepik


 

Leia também:

 

Imaginando o que está por vir

 

Análise de dureza de fios de Ni-Ti com memória de forma e laminados a frio

 

#Senai #Leveduca #Capacitação #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024