Adalberto Rezende, da redação


 

Os cuidados com peças usinadas após a sua fabricação consistem em, por exemplo, proteger superfícies com acabamento fino contra o impacto de cavacos, choque com outras peças e/ou contra a ação de intempéries típicas do chão de fábrica, assim como evitar a entrada de sujidades em canais e orifícios. 


Capflex desenvolve capas protetivas indicadas para peças usinadas

Já está disponível no mercado brasileiro uma linha de capas feitas de látex e materiais poliméricos que é indicada para a proteção de peças fabricadas por usinagem. As capas, que têm aparência similar à de bexigas, são desenvolvidas pela Capflex, empresa que tem escritório comercial situado em São Paulo (SP) e unidade fabril em Ribeirão Preto (SP).


As capas são comercializadas em versões com diferentes dimensões e cores, as quais podem ser feitas sob encomenda. Elas apresentam alta resistência ao rasgamento e à ação de agentes químicos, além de resistência à radiação ultravioleta (UV), sendo também recomendadas para a proteção de peças usinadas em operações de logística. 

 

 

Em entrevista concedida à Máquinas e Metais, Sérgio Morales Antelo Filho, gerente geral da companhia, comentou que as capas protetivas proporcionam um fechamento hermético devido à sua aba que tem boa elasticidade. Ele também mencionou que os produtos não sofrem deformação, mesmo se forem submetidos a seguidos esticamentos.

 

Capas protetivas feitas de latex e polímeros, indicadas para a proteção de peças usinadas, já estão disponíveis no mercado brasileiro

Sobre as cores das capas, o executivo disse que “é comum os clientes optarem por colorações que façam com que as capas se destaquem, que chamem a atenção. Eles podem escolher as cores de acordo com suas normas de segurança e em conformidade com a identidade visual da empresa, por exemplo”. 

 

A companhia também oferece consultoria para o desenvolvimento e aplicação de capas protetivas no setor metalmecânico, bem como treinamento. As capas foram divulgadas na 11ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes –, realizada em outubro na capital paulista.



 

Planos para 2023

 

As capas desenvolvidas pela Capflex podem ser usadas para a proteção de componentes de ferramental, moldes, extremidades de barras e tubos, peças de motores, entre outros tipos de aplicação. Sérgio comentou que os planos da companhia para 2023 incluem a “formação de parcerias e a condução de trabalhos nas áreas de óleo e gás, agronegócio e veterinária”. Ele também comentou que a empresa já está desenvolvendo protótipos de capas para outros setores.

  

 

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails morales@cutting.com.br e cassio@cutting.com.br. 


 

 

Imagens: Capflex


 

 

Leia também:

 

Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem

 

Proteção contra ataques cibernéticos no setor metalmecânico

 

#Capflex #CapasdeProteção #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024