A alemã Junker, com subsidiária brasileira em São Bernardo do Campo (SP), desenvolveu um processo para produção de discos de freio que combina o revestimento dos discos fundidos, feito com metal duro, e a retificação simultânea de ambos os lados da peça.

Os novos processos de revestimento conferem aos discos de freio mais resistência à corrosão e ao desgaste. Após revestidos, eles são retificados simultaneamente em seus lados com dois rebolos opostos um ao outro, o que contribui para obter um melhor paralelismo, além de reduzir ao mínimo os desvios de espessura.

 

Em uma primeira série de testes foi utilizada uma retificadora com curso de deslocamento no eixo X de 200 mm, deslocamento no eixo Z de 650 mm e rebolos com 500 mm de diâmetro.

 

Do ponto de vista do desempenho dos discos em serviço, o ajuste ideal do sistema de camadas, em combinação com as pastilhas de freio, permitiu obter um coeficiente de atrito adequado e emissões mínimas de pó oriundo da frenagem.

 

Além do desgaste dos pneus e da queima de combustíveis fósseis, a abrasão dos freios também é vista como corresponsável pelo alto nível de poluição por partículas causada por todos os veículos com motores a combustão, propulsão elétrica ou híbrida. O desenvolvimento, portanto, vai ao encontro da demanda da indústria automobilística por soluções técnicas para reduzir a abrasão dos freios.

 

Fotos: Junker


 

Leia também:

 

Resfriamento direto na usinagem de alumínio

 

Cabeçote de fresamento de cinco eixos


 

#discosdefreio

#Junker


 



Mais Notícias MM



A produção de aço no panorama da sustentabilidade

Alternativas para o alinhamento efetivo da indústria do aço com os conceitos de sustentabilidade e a mitigação da emissão de CO2 são temas comentados por dirigente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

15/04/2024


Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024