Matérias




Medições de qualidade de energia destinam-se a quantificar as grandezas elétricas consoante critérios de classificação, e assegurar a operação do sistema livre de perturbações...

2017/06/27

Leia mais.

A certificação de equipamentos é importante mas não suficiente para garantir segurança em áreas classificadas. Também os profissionais de projeto, execução e manutenção de instalações e as prestadoras de serviços devem ter competências comprovadas...

2017/06/27

Leia mais.

Nas edições de outubrodezembro de 2015, EM publicou uma série de artigos abordando a segurança contra choques, respectivamente com corrente alternada, corrente contínua e descargas atmosféricas...

2017/06/23

Leia mais.

O principal protocolo de comunicação da norma IEC 61850, o serviço de mensagens Goose, e seus benefícios são aqui examinados. O artigo aborda os sistemas de automação de subestações, descreve a IEC 61850 e a forma de comunicação entre os IEDs, explora a modelagem de comunicação por definição de objetos e a arquitetura básica, e apresenta, por fim, os testes realizados com mensagens Goose e seus resultados.

2017/06/23

Leia mais.

O consumo no período inativo das instalações costuma ser negligenciado por ser reduzido. Todavia, ele oferece oportunidades para melhoria de desempenho. Por isso, é necessário realizar uma gestão energética rigorosa desses intervalos...

2017/05/31

Leia mais.

O ilhamento é o caso de utilização mais inovador do projeto Nice Grid, liderado pela distribuidora francesa de energia Enedis. Consiste na desconexão de uma seção de rede de baixa tensão que alimenta um distrito durante um período limitado, no qual o fornecimento elétrico é realizado apenas pelo armazenamento de energia e por geração fotovoltaica...

31/052017

Leia mais.

Os transitórios eletromagnéticos no sistema elétrico de um terminal integrador portuário motivou o estudo aqui apresentado, em que se realizaram 12 simulações computacionais considerando três alternativas de solução para a redução das perturbações.

2017/05/30

Leia mais.

Embora a IEC 61850 defina uma metodologia consistente para interconectar IEDs em subestações, a capacidade de trocar informações corretamente nem sempre se verifica quando tratamos com dispositivos de fabricantes diferentes.

2017/05/02

Leia mais.

Este trabalho apresenta um método para inspeções e diagnósticos de sistemas de aterramento de grandes dimensões, que possibilita avaliar sua integridade e suas condições físicas, utilizando medições em campo da resistividade do solo, da resistência de aterramento e da continuidade, verificando ainda aspectos de segurança e da integração de novas construções.

2017/04/19

Leia mais.

Arcos internos em conjuntos de manobra de média e baixa tensão podem significar eventos catastróficos, com vítimas fatais, destruição completa do equipamento, e longas interrupções de serviço na indústria.

2017/04/18

Leia mais.

O estudo descrito neste artigo, realizado na usina solar instalada na cobertura do estádio, verificou a atenuação dos harmônicos de corrente decorrente da agregação de múltiplos inversores na mesma barra.

2017/03/31

Leia mais.

Intervenções seguras em subestações transformadoras requerem procedimentos específicos e o emprego de equipamentos de proteção, como bastões e varas de manobra, placas de proteção, dispositivos detectores de tensão portáteis e fusíveis sobressalentes, entre outros. Este artigo comenta as respectivas normas e apresenta recomendações de segurança.

2017/03/30

Leia mais.

O projeto de eficiência energética relatado neste artigo consistiu na substituição dos sistemas de iluminação e ar condicionado e melhorias no de ar comprimido de um complexo fabril. O investimento, de cerca de R$ 960 mil, proporcionou economia de energia de 671,5 MWh por ano, com redução da demanda no horário de ponta. A iniciativa inclui substituição de lâmpadas e sistemas de condução da luz natural, entre outras soluções.

2017/02/20

Leia mais.

Tarifas baseadas em volume ($/kWh) não fornecem incentivos adequados para os consumidores adotarem eficiência energética, e ainda geram subsídios cruzados entre categorias de usuários.

2017/02/20

Leia mais.

O potencial hidráulico do Brasil, estimado em 260 GW, figura entre os cinco maiores do mundo. Desse total, 23% estão localizados na bacia hidrográfica do Paraná.

2017/02/15

Leia mais.

O autor faz uma revisão os conceitos envolvidos na definição de limites de corrente de fios e cabos isolados para instalações de baixa e média tensão. As normas de instalações trazem tabelas com valores de corrente e fatores de correção que facilitam o trabalho do projetista, mas este deve sempre estar atento aos princípios físicos

2017/02/21

Leia mais.

O comportamento de linhas de distribuição expostas a raios depende de fatores como tensão de impulso suportável, presença de cabos para-raios, aterramento nas estruturas de suporte de cruzetas e isoladores e uso de para-raios adequados. Este artigo analisa o caso de uma linha que alimenta o terminal ferroviário de uma mineradora e apresenta uma solução para melhorar o desempenho do sistema.

2016/12/20

Leia mais.

A tarifa branca, direcionada a consumidores de baixa tensão, visa promover uma mudança de hábitos, deslocando o consumo do período de pico para o fora de ponta. Como a adesão é opcional, sua implementação deve oferecer benefícios. Uma comparação entre as tarifas branca e convencional aplicadas a um mesmo perfil de consumo residencial, apresentada neste artigo, mostra a economia para o consumidor representada pela tarifa branca.

2016/12/01

Leia mais.

Aparelhos e equipamentos elétricos para fins de segurança em hospitais destinam-se a evitar riscos, ao combate a incêndio e ao resgate de pessoas. Este artigo examina critérios para dimensionamento de grupos geradores de emergência e os ensaios necessários para prevenir possíveis falhas de operação. Também comenta medições realizadas em três hospitais e um data center.

2016/11/20

Leia mais.

Ao contrário da proteção de estruturas, a prevenção contra descargas atmosféricas em campo aberto apenas recentemente começou a contar com normas técnicas, como a recém-publicada IEC 62793. Este artigo traz uma visão geral dos dispositivos de detecção, sua classificação, aplicações e desempenho necessário, com ênfase nos sistemas de alerta antecipado de raios, e trata também do possível impacto da nova norma no Brasil.

2016/11/01

Leia mais.