Setta

Data: 26/08/2019

Compartilhe:

As perdas não-técnicas de energia elétrica atormentam concessionárias desde sua geração até o consumo. No combate a fraudes e furtos de energia essa preocupação fica clara e uma opção muito utilizada é a realização de faturamento da unidade consumidora em tensão primária de fornecimento.

Edimário Pereira Lima - Gerente de Produtos Grupo Setta

Tradicionalmente, as subestações empregadas nesse tipo de faturamento à prova de fraudes são construídas em alvenaria. Ocorre que esse método construtivo tem caído em desuso por vários motivos, dentre os quais, os principais são o longo tempo para conclusão das obras, a falta de padronização dos projetos e as dificuldades para contratação e gerenciamento da mão de obra.

Atendendo a essa lacuna de mercado, e simplificando as instalações elétricas executadas dentro dos padrões das concessionárias, a Setta desenvolveu, em parceria com a CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais, a SEBS, uma nova solução para faturar energia pela medição direta em média tensão. A Subestação de Entrada Blindada Simplificada - SEBS é fruto de quase dois anos de pesquisa e desenvolvimento e promete revolucionar o mercado.

Apresentada pela primeira vez durante a FIEE Smart Energy, em São Paulo, de 23 a 26 de julho, despertou muito interesse de técnicos e concessionárias. A tecnologia é uma combinação de três equipamentos principais: o Cubículo de Média Tensão, o Transformador de Potência w(até 300 kVA) e o Cubículo de Baixa Tensão. Esses componentes são montados sobre uma base metálica única, ou seja, saem completamente prontos para uso, direto da fábrica da Setta em Patos de Minas (MG), como solução PNP (plug-and-play), afirma o gerente de produtos Setta, Edimário Lima.

Para instalações com demandas superiores a 300 kVA, a Setta conta ainda com subestação blindada com disjuntor de média tensão, denominada Power-Balt, um conjunto de manobra e controle em média tensão, também para uso externo, que permite o faturamento de energia elétrica em tensão primária. Assim como a SEBS, a solução foi testada conforme a ABNT NBR IEC 62271-200, incluindo o ensaio de resistência ao arco elétrico.

"A Setta aposta no desenvolvimento permanente de novos produtos para atender à demanda de clientes em um mercado muito dinâmico e veloz. Uma empresa de engenharia deve inovar sempre e para isso temos o compromisso de criar, ao menos, um novo produto por ano. Desenvolvemos nossos produtos, em conformidade com a mais nova norma europeia - IEC 61439-1/2, o que exige muito esforço de pesquisa e olhar atento às necessidades dos clientes", afirma o CEO do Grupo Setta, Vinicius de Moura Dias, durante a FIEE Smart Energy 2019



*Ideias Conteúdo são artigos e reportagens criados e desenvolvidos pela equipe da revista EM a partir de sugestões de empresas patrocinadoras - nos formatos impresso e digital.