Confira os resultados da pesquisa inédita realizada pela revista Hydro com usuários e especificadores de produtos para saneamento. O levantamento identifica as marcas mais utilizadas por companhias de água e esgoto e empresas de engenharia em 20 categorias, que vão de bombas centrífugas a sistemas de osmose reversa.


Origem geográfica das respostas

Áreas de atuação dos profissionais

O mercado de saneamento básico no Brasil apresenta um grande potencial de crescimento, impulsionado pelas metas do marco regulatório sancionado em 2020. A legislação estabeleceu que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Segundo o Ministério da Economia, serão necessários cerca de R$ 700 bilhões para atingir a universalização, sendo R$ 500 bilhões destinados à expansão de redes e R$ 200 bilhões à reposição de ativos, o que representa aproximadamente R$ 50 bilhões por ano. Esse volume de investimentos abre espaço para a atuação de empresas públicas e privadas, além de parcerias público-privadas, em projetos de modernização de redes, ampliação de estações de tratamento e redução de perdas na distribuição.

O fornecimento de produtos e serviços para as companhias de saneamento figura entre as prioridades de fabricantes e distribuidores, nacionais e internacionais, dada a relevância desse setor como comprador de equipamentos, sistemas e insumos. Conhecer as marcas mais presentes no mercado e aquelas em ascensão é estratégico para empresas que desejam ampliar participação e direcionar suas ações comerciais e de marketing. Para oferecer um panorama confiável, a revista Hydro apresenta a pesquisa inédita Marcas de Destaque no Saneamento, que mapeou as marcas mais usadas em concessionárias, indústrias e empresas de engenharia e projetos para 20 categorias de produtos e equipamentos, como bombas, válvulas, sistemas de filtração e produtos químicos. O levantamento foi realizado com leitores da revista, a partir de respostas espontâneas, e validou 61 questionários.

Resultados

Os resultados da Pesquisa Marcas de Destaque no Saneamento 2025 são apresentados aqui.

Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações.

Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos. Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles usam mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas. Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo. Portanto, em algumas tabelas a soma dos percentuais de todas as marcas listadas é menor do que 100%.

Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.

As marcas ganhadoras são identificadas nas tabelas com bold.

A partir da segunda edição, em 2026, o levantamento irá trazer os resultados do ano anterior das marcas citadas, permitindo que o leitor avalie a evolução e se ela ganhou ou cedeu terreno junto ao mercado.

As marcas mais indicadas e os produtos mais utilizados

As informações da Pesquisa Marcas de Destaque no Saneamento podem ser apresentadas de diversas maneiras. Os resultados são traduzidos em tabelas que condensam as indicações dos consultados para cada um dos 20 itens pesquisados.

As duas tabelas apresentadas aqui ao lado são exemplos disso. A primeira lista os produtos de uso mais difundido entre os profissionais, ou seja, sobre os quais mais se manifestaram. A segunda tabela traz as marcas que receberam o maior número de indicações em único produto.