A Prominas, fabricante nacional de equipamentos para prospecção de água subterrânea, petróleo, mineração e saneamento básico, de São Carlos, SP, apresentou na Fenasan a nova ETE Compact, um sistema compacto de tratamento de esgoto desenvolvido em parceria com a E-água, também de São Carlos, empresa de engenharia especializada no desenvolvimento de soluções para tratamento de água e efluentes.

Projetado para atender pequenas vazões, o sistema foi criado para resolver as demandas de saneamento de pequenas comunidades, condomínios e locais onde as grandes estações de tratamento não são viáveis. “A ETE Compact promete revolucionar o tratamento de esgoto, tornando o saneamento acessível para áreas que ainda não dispõem dessa infraestrutura essencial”, disse Rodrigo Brandão Corrêa, responsável pela área comercial e de marketing da Prominas.

Segundo ele, o projeto foi cuidadosamente elaborado para atender às particularidades de sistemas de pequenas vazões, oferecendo durabilidade e fácil instalação, com baixos custos de infraestrutura. O equipamento é fornecido em três modelos, com vazões de 100, 200 e 300 m3/dia. O sistema é plug and play e facilmente transportável para instalação. O processo de tratamento inclui a peneira estática de 3 mm, reator aeróbio (MBBR/IFAS), filtro para biomídias de alta performance e decantador lamelar. A estrutura é 100% feita de aço inoxidável, com vida útil superior a 20 anos. Conformidade com normas técnicas ABNT NBR 12.209/2011. Devido ao processo exclusivamente aeróbio, não há geração de odor, e pode operar com ou sem recirculação de lodo.

Fundada em 1953, a Prominas conta hoje com 150 colaboradores e atua em todo o mercado nacional, além de exportar para os países vizinhos, Estados Unidos, África e Ásia. O parque industrial da Prominas tem mais de 20 mil m2 de área construída, com sistemas de usinagem, corte e dobra, além de equipe especializada em montagens mecânica de todos os tipos. Conta também com equipe de engenharia, onde projeta todos os produtos, com índice de nacionalização de seus produtos acima de 90%. 

Na foto, Rodrigo Brandão Corrêa, da Prominas, e Matheus Renato Gomes, da E-água



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025