A Essencis, empresa brasileira que atua no fornecimento de multisoluções ambientais para a indústria, apostou em um sistema de bombeamento para manter o volume dos seis poços de monitoramento de chorume do aterro sanitário da unidade de Caieiras, SP, o mais baixo possível.

“Havia um acúmulo grande de chorume naquela área e precisávamos aliviar o local. Por isso, decidimos implantar os poços e sistemas de bombeamento por seis meses”, contou Valéria Pereira, da Essencis. A solução escolhida foi o modelo WedA60N, da Itubombas. Aptos para operarem em poços de 600 mm de diâmetro, com profundidade de 20 a 30 metros, os seis equipamentos deste modelo superaram uma altura manométrica de 30 mca e proporcionaram os resultados esperados pela Essencis.

“Todo o processo de ligação das bombas foi acompanhado de perto por um membro da nossa equipe, que controlava o nível de chorume diretamente do gerador”, complementou. Ao ser drenada, a substância era encaminhada para a lagoa de chorume da unidade.

Segundo Valéria, as bombas elétricas submersíveis Weda foram projetadas para uma ampla variedade de aplicações de drenagem, podendo atuar em águas bruta e subterrânea, bem como lidar com água limpa ou suja, mesmo com pequenos sólidos, obtendo o melhor desempenho e eficiência. Fornecidas em diferentes modelos, elas podem chegar a até 95 metros de altura e a até 1 mil m3/h de vazão. Os equipamentos contam, ainda, com o recurso de chave de nível por boia, que permite o acionamento dos equipamentos por meio da elevação do fluido a ser bombeado.

Além do fornecimento emergencial para a drenagem dos poços de monitoramento de chorume, a Essencis conta com uma motobomba a diesel modelo ITU-44S10, que opera em Caieiras desde 2019.




Mais Notícias HYDRO



Edifício residencial sustentável em construção em Porto Alegre

Projeto inclui aproveitamento da água da chuva e da condensação do ar condicionado.

29/09/2020


Colmeias e lamelas melhoram decantação em ETAs e ETEs

Módulos da SOE são transportáveis e fornecidos prontos para instalação.

29/09/2020


17º COBEE apresenta discussões sobre eficiência energética

Em formato online, evento terá painel de saneamento no dia 6 de outubro.

29/09/2020