Hoje a participação privada no saneamento brasileiro é de apenas 5,4%, mas o novo marco legal do saneamento, aprovado em junho pelo Congresso Nacional e sancionado no último dia 15 de julho, deve aumentar esse índice. Alguns movimentos já vêm ocorrendo. Segundo a Abcon Sindicon, houve um aumento nos contratos estabelecidos por meio de concessões ou PPPs - Parcerias Público Privadas no setor. A média anual de contratos formalizados com a iniciativa privada em abastecimento de água e esgotamento sanitário entre 2015 e 2019 foi de 10 contratos. Só em 2019, foram 23 contratos formalizados. Atualmente, são 14 processos de licitação em andamento, que elevarão a participação privada para 7,1% dos municípios brasileiros.

Os indicadores referentes a 2019 estão detalhados no Panorama da Participação Privada no Saneamento 2020, disponível para download no site www.abconsindcon.com.br.

A publicação anual tem 116 páginas e traz textos e infográficos sobre a presença dos operadores privados de saneamento no setor, além de análises atualizadas sobre o potencial da ampliação de investimentos para o Brasil alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto.



Mais Notícias HYDRO



Governo do Estado autoriza primeiro concurso para a SP Águas

Concurso da agência busca fortalecer a regulação dos recursos hídricos no estado de São Paulo.

17/03/2026


UFES, FEST e ArcelorMittal lançam projeto para inovação e sustentabilidade no tratamento de águas

Objetivo é o desenvolvimento de soluções tecnológicas mais eficientes e sustentáveis para a indústria siderúrgica.

17/03/2026


Cetrel amplia serviços de resposta a emergências

Empresa compra centro de treinamento e firma parcerias internacionais.

17/03/2026