A Paipe, empresa de tecnologia de Campo Bom, RS, está desenvolvendo uma plataforma digital para a Higra, fabricante de bombas, aeradores e misturadores de São Leopoldo, RS. Utilizando conceitos de telemetria e IoT - Internet das coisas, inteligência artificial e big data, a plataforma é um supervisório que servirá para gerenciar o parque de equipamentos instalados nos clientes da Higra, permitindo o monitoramento dos dados em tempo real, bem como entender o comportamento e prever falhas.

O grande benefício, segundo Marcelo Dannus, CEO da Paipe, é evitar paradas desnecessárias e prejuízos no abastecimento de água de uma cidade ou região. “A plataforma contará com um painel em que tanto o centro de comando operacional da Higra como o centro de comando do cliente possam se conectar simultaneamente e acompanhar em tempo real qual o estado de um turbogerador. Além do monitoramento, é possível também enviar comandos para ligar ou desligar esses dispositivos”, detalha.

Os sensores enviam informações sobre o funcionamento dos equipamentos para a plataforma que, por sua vez, estabelecem conexão via Internet com dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks) e computadores para que as equipes da Higra e dos clientes consigam operar e monitorar remotamente o ambiente. 

Os dados recebidos pelos equipamentos da Higra serão armazenados na nuvem, em servidores compartilhados e interligados pela Internet, de modo que possam ser acessados em qualquer lugar do mundo. Por meio de algoritmos matemáticos de inteligência artificial, a plataforma desenvolvida pela Paipe permitirá entender o comportamento de cada turbomáquina dentro do seu ambiente, avaliando aspectos como clima, umidade, temperatura, etc. “A inteligência artificial vai entender todos esses cenários para garantir a manutenção e prever quando o equipamento pode ter uma falha. Isso vai gerar uma ação preventiva”, garante Dannus.



Mais Notícias HYDRO



Projeto do Museu Água em São Paulo está aberto para patrocinadores

Empresas apoiadoras podem usar leis de incentivo fiscal.

22/06/2021


Tigre aposta em saneamento com oferta de estação de tratamento de esgoto unifamiliar

Solução reduz o custo de implantação em 40% e de operação em 30% comparado ao conceito tradicional.

22/06/2021


Sabesp automatiza processo de pesagem

Com as soluções da Toledo, há melhor controle da entrada e saída dos materiais, em especial de produtos químicos.

22/06/2021