A Paipe, empresa de tecnologia de Campo Bom, RS, está desenvolvendo uma plataforma digital para a Higra, fabricante de bombas, aeradores e misturadores de São Leopoldo, RS. Utilizando conceitos de telemetria e IoT - Internet das coisas, inteligência artificial e big data, a plataforma é um supervisório que servirá para gerenciar o parque de equipamentos instalados nos clientes da Higra, permitindo o monitoramento dos dados em tempo real, bem como entender o comportamento e prever falhas.

O grande benefício, segundo Marcelo Dannus, CEO da Paipe, é evitar paradas desnecessárias e prejuízos no abastecimento de água de uma cidade ou região. “A plataforma contará com um painel em que tanto o centro de comando operacional da Higra como o centro de comando do cliente possam se conectar simultaneamente e acompanhar em tempo real qual o estado de um turbogerador. Além do monitoramento, é possível também enviar comandos para ligar ou desligar esses dispositivos”, detalha.

Os sensores enviam informações sobre o funcionamento dos equipamentos para a plataforma que, por sua vez, estabelecem conexão via Internet com dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks) e computadores para que as equipes da Higra e dos clientes consigam operar e monitorar remotamente o ambiente. 

Os dados recebidos pelos equipamentos da Higra serão armazenados na nuvem, em servidores compartilhados e interligados pela Internet, de modo que possam ser acessados em qualquer lugar do mundo. Por meio de algoritmos matemáticos de inteligência artificial, a plataforma desenvolvida pela Paipe permitirá entender o comportamento de cada turbomáquina dentro do seu ambiente, avaliando aspectos como clima, umidade, temperatura, etc. “A inteligência artificial vai entender todos esses cenários para garantir a manutenção e prever quando o equipamento pode ter uma falha. Isso vai gerar uma ação preventiva”, garante Dannus.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024