A WIKA, empresa especializada em tecnologia de medição, anunciou o início da produção no Brasil de uma linha de válvulas usadas principalmente na indústria de óleo e gás, química e petroquímica, alimentos, farmacêutica e saneamento básico. A montagem dos produtos começou a ser feita em Iperó, SP, e deve atender o mercado nacional e países como México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia.

Segundo Juliana Ávila, especialista de produto da WIKA, a planta tem capacidade para montar cerca de 20 mil válvulas por ano, o suficiente para atender o Brasil e os países da América Latina. Ao todo, serão montados quatro modelos de válvulas do tipo agulha, usadas para a instrumentação em diversos segmentos industriais. O investimento contou com a compra de equipamentos oriundos da Itália.

“O Brasil tem um mercado muito importante para a WIKA. Temos visto um aumento no investimento em setores estratégicos. Como uma multinacional, temos participado de diversos projetos nessas áreas e vemos que a produção nacional dessa linha vai ao encontro desse movimento econômico”, afirma Juliana. No Brasil, a empresa já produz manômetros e termômetros, sistemas de selo de diafragma, sensores de temperatura, medidores de nível e elementos primários de vazão.

A produção nacional desses produtos tem como estratégia a redução no custo, a melhoria no prazo de entrega e a disponibilização de uma solução completa aos clientes, já que essas válvulas podem ser usadas para a instrumentação e também como acessório de outros produtos fabricados pela WIKA.

De origem alemã, a empresa está presente em 45 países. Com faturamento global de 1,2 bilhão de euros, a WIKA emprega mais de 11 mil pessoas no mundo. No Brasil, opera desde 1981 e emprega 250 colaboradores. Em 1995 estabeleceu-se com uma planta de 20 mil m² em Iperó e desde 2021 conta com um escritório de vendas em Alphaville.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026