Em contribuição ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Copasa, companhia de saneamento de Minas Gerais, prepara para este mês de junho uma grande ação na Lagoa da Pampulha em alusão ao Projeto Reviva, um conjunto de medidas que visa contribuir para a universalização da coleta e tratamento de esgoto de um dos símbolos de Belo Horizonte.
Além de obras, um dos processos mais importantes da companhia para auxiliar na despoluição da lagoa é a operação da Estação de Tratamento de Águas Fluviais (Etaf) Pampulha. A estrutura possibilita atualmente tratar 65 milhões de litros por dia, o equivalente a 70% da água lançada na lagoa. Entre a entrada e a etapa preliminar do processo, chegam a ser acumuladas e removidas uma média de 25 toneladas de resíduos de diversos tipos de materiais por mês, sendo que, desse montante, cerca de 15 toneladas são de areia. Todo esse resíduo é recolhido pela Copasa e encaminhado para o aterro sanitário licenciado.
Segundo Sérgio Neves Pacheco, gestor de Empreendimento de Grande Porte da Copasa, responsável pela condução do Plano de Ação Reviva Pampulha, a Etaf representa uma importante unidade operacional para manutenção da qualidade da lagoa, uma vez que, além do tratamento das águas fluviais, são retirados os resíduos sólidos ainda presentes nos córregos Ressaca e Sarandi. “Por isso a Copasa mantém sua operação de forma contínua, contribuindo de forma significativa para a revitalização da Lagoa da Pampulha”, explicou.
O gestor da companhia explica ainda que a Etaf ganha ainda mais importância nos períodos de estiagem, em que os córregos Ressaca e Sarandi têm suas vazões reduzidas.
A estação de tratamento foi planejada para receber uma vazão média de 750 L/s, podendo chegar a 900 L/s, que fluem dentro de um canal de adução de 360 metros de comprimento, por 3 metros de largura, em uma profundidade de 1,25 metros. A Etaf conta com sistema de reúso de água, método em que parte do efluente tratado é canalizado e transportado para ser reutilizado nas etapas de tratamento, como limpeza das calhas e na microaeração. Por meio da utilização desse sistema sustentável, que se retroalimenta, economizam-se cerca de 450 mil litros de água potável em média por mês.
Na floculação e microaeração (mistura de água e ar pressurizado) a camada de lodo aglutinado suspenso se mantém no trecho final do canal de adução, onde posteriormente é raspado e removido para a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Onça. Concluída a última fase com a retirada do lodo, em um canal mais estreito e com uma profundidade menor, observa-se o aspecto cristalino da água antes de seu lançamento para a Lagoa da Pampulha.
O Reviva Pampulha é o Programa da Copasa elaborado para universalizar o atendimento do Sistema de Esgotamento Sanitário na bacia. Faz parte do Programa o Plano de Ação elaborado em parceria com os municípios de Belo Horizonte e Contagem em 2021 e homologado em março de 2023 pela Justiça Federal.
O plano prevê a interligação de 9759 imóveis à rede de esgoto, contribuindo para eliminar o despejo na Lagoa Pampulha. Atualmente, na Bacia da Lagoa da Pampulha cerca de 5% dos clientes não estão interligados às redes de esgoto da Copasa. Desses, 4% são denominados factíveis, ou seja, já possuem rede à disposição, mas não estão conectados. E 1% são denominados potenciais e não possuem sistema de esgotamento sanitário implantado.
No Plano de Ação, a Copasa é responsável pelas obras de infraestrutura necessárias para a interligação dos imóveis factíveis e potenciais da bacia ao sistema de esgotamento sanitário. Os municípios de Belo Horizonte e Contagem, por sua vez, têm um papel importante na notificação dos moradores que se recusam a aderir às redes disponíveis, bem como nos processos de desapropriação e licenciamento ambiental para a implantação da infraestrutura da Copasa.
Nesse contexto, por meio do Programa Reviva Pampulha, a Copasa realiza diversas ações, como a construção de redes, obras de melhorias operacionais e monitoramento de qualidade das águas dos córregos. Essas e outras ações resultaram até março deste ano em um atendimento de 36% da meta estabelecida no plano.



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