A Atibaia Saneamento é a empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Atibaia, SP, e desde 2013 atua no município por meio de PPP - Parceria Público-Privada com a SAAE - Saneamento Ambiental Atibaia para a expansão do sistema de tratamento de esgoto. Localmente, a companhia realiza, além de outras intervenções pontuais, três importantes obras para a construção de novas EEEs - Estações Elevatórias de Esgoto na cidade.

Com previsão de término da primeira obra em junho e das demais em outubro deste ano, as intervenções em andamento têm como finalidade a implantação das EEEs Onofre 03, Onofre 04 e Alameda Sofia.

De acordo com a Atibaia Saneamento, o funcionamento das Estações de Elevatórias de Esgoto acontecerá por meio de bombas e tanques que aumentam a pressão do efluente doméstico coletado pelas redes e permitem a elevação do fluxo onde há desnível do solo e em locais mais baixos. Dessa forma, o líquido proveniente das casas e comércios de Atibaia pode ser destinado para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto adequadamente.

Algumas estruturas possuem ainda equipamentos auxiliares de gradeamento, que fazem a separação inicial dos resíduos sólidos encontrados no volume de efluente coletado. Atualmente, a operação do Grupo Iguá mantém ativas na cidade 18 EEEs e três ETEs, sendo as obras das estações elevatórias intervenções que somarão a esse montante.

“As Estações Elevatórias de Esgoto são primordiais para elevar a cobertura de esgoto local e facilitar a transição do efluente coletado das residências até o correto tratamento em uma ETE. Por isso, investimos cada vez mais nessas estruturas e estamos em obras para garantir maior acesso aos serviços de esgotamento sanitário”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.



Mais Notícias HYDRO



Estação da Copasa trata mais de 70% da água lançada na Lagoa da Pampulha

Em média, são retiradas mensalmente mais de 25 toneladas de resíduos sólidos dos córregos Ressaca e Sarandi.

10/06/2024


Dia Mundial do Meio Ambiente: empresas e municípios paulistas acessam linhas de crédito da Desenvolve SP

Agência paulista financiou mais de R$ 64,5 milhões em projetos de sustentabilidade nos últimos 16 meses.

10/06/2024


Bentley abre inscrições para Infraweek Brasil 2024

Evento online e gratuito apresentará projetos inovadores e tendências na área de tecnologia de infraestrutura.

10/06/2024