A Atibaia Saneamento é a empresa do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Atibaia, SP, e desde 2013 atua no município por meio de PPP - Parceria Público-Privada com a SAAE - Saneamento Ambiental Atibaia para a expansão do sistema de tratamento de esgoto. Localmente, a companhia realiza, além de outras intervenções pontuais, três importantes obras para a construção de novas EEEs - Estações Elevatórias de Esgoto na cidade.

Com previsão de término da primeira obra em junho e das demais em outubro deste ano, as intervenções em andamento têm como finalidade a implantação das EEEs Onofre 03, Onofre 04 e Alameda Sofia.

De acordo com a Atibaia Saneamento, o funcionamento das Estações de Elevatórias de Esgoto acontecerá por meio de bombas e tanques que aumentam a pressão do efluente doméstico coletado pelas redes e permitem a elevação do fluxo onde há desnível do solo e em locais mais baixos. Dessa forma, o líquido proveniente das casas e comércios de Atibaia pode ser destinado para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto adequadamente.

Algumas estruturas possuem ainda equipamentos auxiliares de gradeamento, que fazem a separação inicial dos resíduos sólidos encontrados no volume de efluente coletado. Atualmente, a operação do Grupo Iguá mantém ativas na cidade 18 EEEs e três ETEs, sendo as obras das estações elevatórias intervenções que somarão a esse montante.

“As Estações Elevatórias de Esgoto são primordiais para elevar a cobertura de esgoto local e facilitar a transição do efluente coletado das residências até o correto tratamento em uma ETE. Por isso, investimos cada vez mais nessas estruturas e estamos em obras para garantir maior acesso aos serviços de esgotamento sanitário”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.



Mais Notícias HYDRO



Acordo pioneiro em Minas vai utilizar efluente tratado como água para reúso industrial

Quase 800 mil m³/ano de água deixarão de ser captadas no Rio Betim.

23/07/2024


Rio+Saneamento instala mais de 250 equipamentos na rede de distribuição

Investimento inclui automação do sistema com a instalação de medidores de vazão, bombas e válvulas.

23/07/2024


Casan reforça orientações sobre caixas de gordura

Em 59% das fiscalizações foram diagnosticados problemas relacionados ao dispositivo.

23/07/2024