A Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará e a Vicunha Serviços inauguraram a EPAR - Estação Produtora de Água de Reúso em Pacajus. O novo sistema será responsável por transformar esgoto doméstico em água reciclada para utilização das indústrias instaladas nos municípios de Horizonte e Pacajus. Além dos ganhos ambientais com a redução do uso de mananciais da região, a inciativa visa impactos sociais e econômicos pela possibilidade de atrair novos investimentos para o estado do Ceará.

A estação produtora utilizará o esgoto doméstico tratado do município de Horizonte, para garantir o abastecimento de acordo com os padrões de qualidade de água industrial. A capacidade inicial da produção é de 60 m³ por hora, com expectativa de expandir para até 130 m³. Para a distribuição da água de reúso, também foram construídos 13 km da adutora que vai abastecer as primeiras indústrias beneficiadas. Outras empresas locais poderão participar do sistema.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 60 milhões para a realização das obras. Além do sistema de água de reúso, o empreendimento inclui ainda a coleta, tratamento e disposição adequada do esgoto gerado pelas indústrias. Por meio de uma nova ETEI - Estação de Tratamento de Esgoto Industrial, os efluentes atenderão os padrões de lançamento da Resolução nº 02/2017 do Coema.



Mais Notícias HYDRO



Governo de São Paulo anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano

Destinação dos gases é um desafio nas indústrias, aterros e estações de tratamento de efluentes.

21/05/2024


Novas elevatórias de esgoto trazem benefícios em Atibaia

Atibaia Saneamento aponta quais são os principais pontos de obras na cidade.

21/05/2024


Copasa contrata empresas para a prestação de serviços de atendimento ao público

Empresas estão selecionando agentes de relacionamento com o cliente.

21/05/2024