A GS Inima Industrial Triunfo (GSIT), unidade de negócio da GS Inima Brasil, grupo privado do setor de água e esgoto, driblou os desafios gerados pela pandemia da Covid-19 e continuou seus investimentos para levar mais segurança à prestação de serviços de utilidades industriais ao Polo Petroquímico de Triunfo, onde é responsável pela captação e tratamento de água. A GS Inima Brasil tem como meta eliminar o uso de gás cloro em suas plantas em até dois anos.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, a GSIT desativou definitivamente um sistema de aplicação de gás cloro para o tratamento de água, cuja segurança vinha sendo controlada e monitorada pela unidade.

Segundo Sandro Hansen, diretor técnico da GSIT, o processo de cloração é importante para a remoção da matéria orgânica presente na água bruta e desinfecção da água potável: “Toda a cloração passou a ser realizada por meio de um sistema de geração de hipoclorito de sódio, que produz cloro a partir de uma solução salina comum em um reator com energia elétrica. Dessa forma, o estoque de cilindros de cloro gás foi eliminado, juntamente com qualquer risco de vazamento, tanto no transporte como na aplicação do produto e na manutenção do sistema”.

A utilização do novo equipamento é ecologicamente correta, porque oferece risco muito menor de acidentes físicos, danos ao patrimônio e ao meio ambiente. “A principal motivação para o investimento foi realmente a segurança operacional e a de todas as pessoas que trabalham no polo petroquímico, já que o custo operacional de ambas as tecnologias são similares e a efetividade na desinfecção da água também é igual”, informa Cleiton André Scholl, químico industrial e responsável técnico pelo sistema de tratamento de água da GSIT.

Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a GS Inima Industrial Triunfo é responsável pelo sistema de captação e de tratamento da água que abastece as empresas Arlanxeo, Braskem, Innova, Oxiteno e White Martins, no Polo Petroquímico do Sul, no município de Triunfo, RS. Controlada pela GS desde outubro de 2019, a GSIT fornece água clarificada (utilizada nos processos de troca térmica), produz água desmineralizada (empregada na geração de vapor), além de água potável para o abastecimento geral do Polo. A capacidade total de produção é de 1667 L/s de água própria para uso industrial.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a GS Inima Brasil possui 12 operações espalhadas em São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com empresas especializadas em tratamento de água, efluentes industriais e produção de água de reúso.



Mais Notícias HYDRO



Boom de ultrafiltração impulsiona mercado de membranas no saneamento

Marcelo Bueno, gerente da Toray, destaca avanço da tecnologia no Brasil, com projetos municipais de grande porte e aplicações que substituem ETAs convencionais.

04/11/2025


Higra anuncia crescimento de 20% em 2025

Resultado é histórico na empresa.

04/11/2025


Luxtel amplia presença no saneamento com soluções em PRFV

Empresa nacional aposta em tanques, reservatórios e biomídias em PRFV para atender à crescente demanda de ETAs e ETEs.

04/11/2025