A GS Inima Industrial Triunfo (GSIT), unidade de negócio da GS Inima Brasil, grupo privado do setor de água e esgoto, driblou os desafios gerados pela pandemia da Covid-19 e continuou seus investimentos para levar mais segurança à prestação de serviços de utilidades industriais ao Polo Petroquímico de Triunfo, onde é responsável pela captação e tratamento de água. A GS Inima Brasil tem como meta eliminar o uso de gás cloro em suas plantas em até dois anos.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, a GSIT desativou definitivamente um sistema de aplicação de gás cloro para o tratamento de água, cuja segurança vinha sendo controlada e monitorada pela unidade.

Segundo Sandro Hansen, diretor técnico da GSIT, o processo de cloração é importante para a remoção da matéria orgânica presente na água bruta e desinfecção da água potável: “Toda a cloração passou a ser realizada por meio de um sistema de geração de hipoclorito de sódio, que produz cloro a partir de uma solução salina comum em um reator com energia elétrica. Dessa forma, o estoque de cilindros de cloro gás foi eliminado, juntamente com qualquer risco de vazamento, tanto no transporte como na aplicação do produto e na manutenção do sistema”.

A utilização do novo equipamento é ecologicamente correta, porque oferece risco muito menor de acidentes físicos, danos ao patrimônio e ao meio ambiente. “A principal motivação para o investimento foi realmente a segurança operacional e a de todas as pessoas que trabalham no polo petroquímico, já que o custo operacional de ambas as tecnologias são similares e a efetividade na desinfecção da água também é igual”, informa Cleiton André Scholl, químico industrial e responsável técnico pelo sistema de tratamento de água da GSIT.

Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a GS Inima Industrial Triunfo é responsável pelo sistema de captação e de tratamento da água que abastece as empresas Arlanxeo, Braskem, Innova, Oxiteno e White Martins, no Polo Petroquímico do Sul, no município de Triunfo, RS. Controlada pela GS desde outubro de 2019, a GSIT fornece água clarificada (utilizada nos processos de troca térmica), produz água desmineralizada (empregada na geração de vapor), além de água potável para o abastecimento geral do Polo. A capacidade total de produção é de 1667 L/s de água própria para uso industrial.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a GS Inima Brasil possui 12 operações espalhadas em São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com empresas especializadas em tratamento de água, efluentes industriais e produção de água de reúso.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021