A empresa de consultoria e auditoria EY e a ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base realizam semestralmente o Barômetro da Infraestrutura. O objetivo é identificar o ânimo de empresários e especialistas do setor de infraestrutura a respeito de temas que impactam a realização de investimentos e o desenvolvimento de projetos.

A 10ª edição do estudo indica que o saneamento básico segue como principal setor atrativo para investimentos, com 61,5% das respostas, seguido por energia elétrica (46,9%) e rodovias (32,4%).

“Nosso principal objetivo é realizar avaliações setoriais de qualidade, que ofereçam uma contribuição efetiva às autoridades públicas e aos agentes institucionais na formulação e na gestão de políticas públicas para a promoção do desenvolvimento da infraestrutura brasileira”, conta Gustavo Gusmão, sócio da EY para o setor de Governo e Infraestrutura.

O setor de saneamento básico se mantém na liderança desde 2019, mas as iniciativas recentes como o marco do saneamento trouxeram ainda mais holofote para as oportunidades deste mercado. “Sem dúvida, o marco foi um impulsionador importante para aumentar as intenções de aporte no setor, criando uma confiança e entusiasmo. Sem contar que o déficit histórico de investimentos nessa área também faz crescer esse apetite”, explica Gusmão.

A análise completa pode ser acessada pelo link: http://tinyurl.com/4rby5p5d.



Mais Notícias HYDRO



Acordo entre São Paulo e governo sueco impulsiona pesquisas para expandir biometano

Parceria internacional vai financiar estudos sobre biofertilizantes e infraestrutura para ampliar oferta de gás renovável no estado.

03/02/2026


Norte e Nordeste apresentam níveis de perdas de água acima da média nacional

De acordo com os dados do SINISA, índices nessas regiões chegam a 49,78% e 46,25%, respectivamente.

03/02/2026


Cetesb define metas para intensificar fiscalização e modernizar gestão ambiental em 2026

Plano de Negócios da agência prioriza ampliação do controle ambiental, digitalização de processos e uso de dados para orientar ações.

03/02/2026