Nos dias 1 e 3 de setembro, das 8h30 às 12h30, o Sinduscon realizará o curso Conservação de água e fontes alternativas em edificações, ministrado por Virgínia Sodré, diretora técnica da Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente, com conteúdo via streaming, permitindo acompanhamento do evento ao vivo, com interação entre participantes e palestrante através de um chat da plataforma.
O curso apresentará as principais ações para a conservação e gestão adequada da água. Serão abordadas as orientações técnicas para a compreensão dos pontos de um programa de conservação de água, relacionados ao uso, operação e manutenção, além de monitoramento e comunicação para minimização dos riscos relativos à gestão inadequada da água nas edificações.

O módulo I vai detalhar a ABNT NBR 16782 - Conservação de Água em Edificações, como caracterização e balanço hídrico, estudo de alternativas e de viabilidade técnica e econômica, a necessidade do projeto integrado e gestão e operação em edifícios novos e existentes.
Já o módulo II vai tratar da NBR 16.783 – Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável em Edificações e NBR 15.527 – Água de Chuva. Serão discutidos os critérios e cuidados a serem tomados para adoção do uso de fontes alternativas de água não potável, os critérios de projeto gestão e operação dos sistemas de tratamento a serem implantados e a qualidade de água.

O curso se destina a coordenadores de projeto, projetistas de instalações prediais, arquitetos, engenheiros, empresas instaladoras, empresas de saneamento, área técnica de fornecedores de equipamentos, docentes, estudantes e demais profissionais envolvidos com conservação de água e uso de fontes alternativas em edificações. Inscrições pelo link: https://bitlybr.com/OA8Kj.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025