Na quinta-feira, 20 de agosto, às 10h30, será realizado o webinar Água e Saneamento: Como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor?, em uma parceria inédita entre a Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, Parque Tecnológico Itaipu - PTI Brasil, Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Finep - Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A palestra de abertura será do engenheiro Bruno Rondani, CEO da 100 OpenStartups e especialista em inovação aberta. Ele apresentará os fundamentos, motivações e importância da atuação colaborativa e do engajamento do setor produtivo com o ecossistema de inovação, em especial com as startups. Em seguida, o gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, ministrará a palestra “Saneamento 5.0”, abordando a inovação como uma ferramenta para tratar dos novos desafios do setor de água e saneamento.

Após as palestras, haverá uma mesa redonda sobre o tema do webinar com a participação de lideranças de instituições ligadas aos setores de inovação, água e saneamento no Brasil.

O webinar contará com a apresentação de Maurício Syrio, superintendente de Inovação da Finep, e do diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky. Da mesa redonda, participarão o presidente da Sanepar, Claudio Stabile; o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle; o diretor de Inovação da Finep, Alberto Pinheiro Dantas; o diretor de Operações do Sebrae-PR, Júlio Agostini; e o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Regis Almeida Galvão. A mesa será moderada por Vanderleia Radaelli, especialista líder em Ciência, Tecnologia e Inovação do BID, e Suelen Suzuki, consultora de Startups e Inovação do Sebrae-PR.

O webinar faz parte de uma colaboração interinstitucional que busca soluções criativas, sustentáveis e eficientes para o setor de água e saneamento. “A parceria visa o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras para o setor de saneamento ambiental a partir do conceito de inovação aberta. A intenção é fomentar um contínuo aprimoramento da prestação de serviços de forma sustentável e competitiva”, explica Possetti. Segundo ele, uma das intenções é motivar as startups a participarem da proposição de soluções replicáveis e aderentes aos desafios da Sanepar.

O público-alvo do webinar e das demais propostas do projeto de colaboração são os empreendedores de startups, lideranças políticas e da sociedade civil, profissionais ligados a água e saneamento e a instituições de ciência e tecnologia.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, com inscrições gratuitas pelo link: https://bityli.com/inovacao-em-saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Tecnologia integrada fortalece expansão da Alphatek no saneamento brasileiro

Empresa oferece equipamentos plug & play, com automação embarcada e operação remota.

02/12/2025


ENGIE seleciona cinco projetos no Nordeste para investir em conservação da água

Ações serão realizadas nos estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

02/12/2025


Estudo aponta que somente 13 dos 100 maiores municípios do país atendem os padrões de excelência em perdas de água

Controlar as perdas de água significa ter maior disponibilidade do recurso hídrico para a população sem a necessidade de aumentar o volume de água captado.

02/12/2025