Na quinta-feira, 20 de agosto, às 10h30, será realizado o webinar Água e Saneamento: Como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor?, em uma parceria inédita entre a Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, Parque Tecnológico Itaipu - PTI Brasil, Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Finep - Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A palestra de abertura será do engenheiro Bruno Rondani, CEO da 100 OpenStartups e especialista em inovação aberta. Ele apresentará os fundamentos, motivações e importância da atuação colaborativa e do engajamento do setor produtivo com o ecossistema de inovação, em especial com as startups. Em seguida, o gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, ministrará a palestra “Saneamento 5.0”, abordando a inovação como uma ferramenta para tratar dos novos desafios do setor de água e saneamento.

Após as palestras, haverá uma mesa redonda sobre o tema do webinar com a participação de lideranças de instituições ligadas aos setores de inovação, água e saneamento no Brasil.

O webinar contará com a apresentação de Maurício Syrio, superintendente de Inovação da Finep, e do diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky. Da mesa redonda, participarão o presidente da Sanepar, Claudio Stabile; o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle; o diretor de Inovação da Finep, Alberto Pinheiro Dantas; o diretor de Operações do Sebrae-PR, Júlio Agostini; e o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Regis Almeida Galvão. A mesa será moderada por Vanderleia Radaelli, especialista líder em Ciência, Tecnologia e Inovação do BID, e Suelen Suzuki, consultora de Startups e Inovação do Sebrae-PR.

O webinar faz parte de uma colaboração interinstitucional que busca soluções criativas, sustentáveis e eficientes para o setor de água e saneamento. “A parceria visa o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras para o setor de saneamento ambiental a partir do conceito de inovação aberta. A intenção é fomentar um contínuo aprimoramento da prestação de serviços de forma sustentável e competitiva”, explica Possetti. Segundo ele, uma das intenções é motivar as startups a participarem da proposição de soluções replicáveis e aderentes aos desafios da Sanepar.

O público-alvo do webinar e das demais propostas do projeto de colaboração são os empreendedores de startups, lideranças políticas e da sociedade civil, profissionais ligados a água e saneamento e a instituições de ciência e tecnologia.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, com inscrições gratuitas pelo link: https://bityli.com/inovacao-em-saneamento.



Mais Notícias HYDRO



Portaria legaliza o uso de poços e águas subterrâneas

Segundo a ABAS, a GM/MS 888 corrige distorções e traz avanços importantes.

15/06/2021


Assembleia Legislativa de São Paulo aprova criação de unidades regionais de saneamento

Projeto impõe metas de universalização de água e esgoto no Estado.

15/06/2021


BNDES fará estudos para ampliar saneamento no Paraíba

Banco assinou contrato de estruturação de projeto com o Governo do Estado.

15/06/2021