Apresentado por

CONTEÚDO DE MARCA

 

Em tempos de adoção de hábitos mais sustentáveis, implantação de políticas de ESG e posturas mais conscientes por parte dos consumidores, é impossível não abordarmos o tema da pegada hídrica nas empresas, especialmente nos segmentos industriais.

 

Você sabe o que é pegada hídrica?

Criado há mais de duas décadas na Holanda, o termo surgiu num conceito análogo ao da pegada de carbono e atua como um indicador ambiental que permite estimar o uso total de água ao longo de uma cadeia produtiva - seja de um bem de consumo ou de serviço. A pegada hídrica pode ser aplicada nos mais variados processos, abrangendo todo o ciclo produtivo - desde a fabricação de um veículo, produção alimentícia, farmacêutica etc. 

A pegada hídrica é a quantidade de recursos hídricos utilizados em um determinado processo. Seu cálculo está relacionado à extensão de água gasta tanto na produção de um produto, quanto no consumo de bens e serviços. "O cálculo é feito com base em toda a extensão de água utilizada. Apesar de o conceito parecer simples, calcular a pegada hídrica é algo bastante complexo. Normalmente as indústrias não possuem os dados precisos acerca de quanto consomem em cada etapa do processo ou quanto existe de perda. Não há uma metodologia de medição suficientemente acurada. E é aí que começamos a trabalhar, neste levantamento inicial para propor soluções posteriores”, explica Roberta Boaventura, coordenadora de novos negócios da Cetrel, empresa especialista em tratamento de água e efluentes.

 

Atuação na redução da pegada hídrica

Com a experiência adquirida ao longo de 45 anos no mercado, a Cetrel é capaz, por meio do tratamento on-site, de sugerir o modelo ideal capaz de melhorar a eficiência destes empreendimentos com soluções mais sustentáveis de tratamento de efluentes industriais ou domésticos e o fornecimento de água potável ou industrial, através da perfuração de poços - permitindo não somente o reúso, mas também auxiliando na preservação de recursos hídricos.

O objetivo final é permitir que a empresa possua um balanço hídrico mais sustentável. “Essas ações já foram testadas, adotadas em alguns sites de clientes e geraram bons resultados, de modo que reduzimos a perda e otimizamos o ciclo produtivo, do ponto de vista da gestão hídrica”, afirma Roberta.

 

Benefícios de uma pegada hídrica menor

Quais os ganhos para o setor industrial em reduzir sua pegada hídrica? Além do ganho de consciência, que permite mudar hábitos e percepções, reduzir a pegada hídrica se traduz em metas de redução de uso, gerando economia e evitando o desperdício.

Para avaliarmos as vantagens de uma pegada hídrica menor, é interessante também ver o que a má gestão dos recursos hídricos tem causado. Não é de hoje que o tema da escassez da água tem ganho cada vez mais notoriedade. Estimativas da ONU mostram que mais de 2,7 bilhões de pessoas deverão sofrer com a falta de água no ano de 2025, caso o consumo do planeta não diminua. No segmento industrial, é possível apontar rapidamente diversos problemas quando existe um cenário de escassez, visto que a água é um recurso importante e bastante presente nos processos industriais.

Além dos impactos financeiros gerados nas indústrias quando há interrupção ou redução no fornecimento de água, a má gestão dos recursos hídricos dificulta a estruturação de metas e objetivos ambientais, assim como planejamentos em relação ao futuro. Também não podemos desconsiderar os prejuízos ao meio ambiente, quando a gestão hídrica é mal feita, com riscos de contaminação, por exemplo.

Do ponto de vista legal, também é possível que determinada indústria sofra sanções ambientais, caso seja descoberta sua má gestão durante a fiscalização de algum órgão institucional, podendo ser alvo de multas a embargos provisórios ou definitivos. Em suma, é cada vez mais importante que o setor industrial esteja atento à gestão de seus recursos e busque adotar medidas eficazes para redução da pegada hídrica. E neste sentido a Cetrel é, sem dúvida, uma importante aliada estratégica.

 

Sobre a Cetrel

A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, incineração de resíduos industriais perigosos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil, trabalhando permanentemente para inovar e superar as expectativas dos clientes. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.

Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.

Saiba mais em: https://www.cetrel.com.br.



Mais Notícias HYDRO



IFAT Brasil: iniciativa do BID pretende auxiliar na redução de emissões de metano

Alto índice de emissões vem das ETEs - estações de tratamento de esgoto.

26/04/2024



KPT Conexões apresenta linha de tubos de PPR para rede de ar comprimido e água quente e fria

Tripla camada de proteção oferece maior resistência aos produtos.

26/04/2024